Nova filial do BV&Cia mistura tendência de decor industrial com referências portuguesa

Recém inaugurada, a filial no Itaim do Restaurante Bacalhau, Vinho & Cia, segue em sua concepção arquitetônica a premissa que norteia sua casa original na Barra Funda: o aconchego e as raízes portuguesas. O projeto, assinado pela JVC Arquitetura, foi pautado na utilização de materiais, paleta de cores, mobiliário e elementos temáticos que remetessem à terra natal dos proprietários, buscando modernizar e sofisticar sutilmente esses elementos.

O piso em madeira natural, tijolo aparente em parte das paredes, móveis em madeira e couro, tudo emoldurado por lambris pintados em verde em uma paleta que misturou tons terracota, verde e cinza claro, fazem referência à bandeira portuguesa. E para dar o tom moderno e despojado, o pé direito alto, iluminação natural e acabamentos rústicos, características da decoração industrial, arrematam a mensagem que os sócios da casa querem transmitir aos seus clientes: tradição com modernidade.

Os azulejos, ícones na decoração portuguesa, passaram por algumas releituras. Já na fachada é possível ver uma delas. Utilizando inúmeras garrafas de vinho vazias e de cores diferentes, formou-se uma espécie de mosaico do famoso revestimento português. No interior da casa, seus tamanhos foram aumentados e pintados à mão nas paredes, além de adesivados nos vidros que separam a cozinha do salão.

A revoada de andorinhas no teto da casa, em uma instalação com pássaros da espécie feitos de gesso e protegidos por uma rede sobre o salão principal, é mais um elemento temático e impressiona pelo tamanho, com mais de mil peças; Outros elementos decorativos que trazem referências  ligadas à cultura da culinária servida no local são o grande painel que toma toda a parede da entrada, uma versão pintada à mão de um quadro da Lisboa antiga existente na Matriz do Bacalhau Vinho & Cia, e que mostra a vista que se tem do Castelo de São Jorge.

Para harmonizar e trazer um ar ainda mais humanizado ao ambiente, árvores Jabuticabeiras na entrada do restaurante e caixinhas de horta distribuídas entre as mesas completam o degradê verde no local, trazendo um elemento vivo em sua composição. A sala Vip, com capacidade para 50 pessoas, segue a mesma linha de decoração do restante da casa. Outra grande influência moderna está na Adega, inteira de placas de vidro sustentadas por barras de ferro, se fundindo com o ambiente no salão principal em mais um toque industrial. Ao todo, tem mais de 6m de altura e  capacidade para 2200 rótulos.

Agora uma mostrinha das delícias do BV&Cia!!!


Bacalhau, Vinho & Cia

Rua Joaquim Floriano, 541 – Itaim Bibi – São Paulo

Tel. (11) 3071-4077

http://www.bacalhauevinho.com.br

Compartilhe

Comentários estão fechados.