CONFERÊNCIA DOS MONSTROS – o musical

 

Apresentado pelo Ministério do Turismo e pela Volkswagen Financial Services, com estreia marcada para 18 de junho no Teatro Procópio Ferreira, onde cumpre temporada até 14 de agosto, aos sábados e domingos às 15h, a nova produção da Turbilhão de Ideias é destinada a crianças e famílias. Lúdico e divertido, Conferência dos Monstros – o Musical vai levar o público para o centro da Terra, habitado por criaturas sensíveis, alegres e extremamente musicais, que a humanidade ainda desconhece: os monstros.

Com criação original de Gustavo Nunes, texto de Pedro Henrique Lopes e Gustavo Nunes, direção artística de Carla Candiotto, direção musical de Tony Lucchesi, cenografia e figurino de Clívia e José Cohen, iluminação de Wagner Freire, o espetáculo de teatro musical tem o elenco formado por Allira, Bel Nobre, Eduardo Leão, João Bio, Laura Binder, Leandro Massaferri, Martina Blink e Rodrigo Fernando.

O espetáculo inédito entra na bagagem da Turbilhão de Ideias no segmento dos infanto-juvenis, trajetória que já conta com O Menino que Vendia Palavras (2013), com Du Moscovis e Pablo Sanábio, que esteve em cartaz por mais de três anos e recebeu o Prêmio APCA; e O Jardim Secreto, baseado no filme homônimo, com Camilla Amado.

Sinopse

O Centro da Terra é habitado por criaturas sensíveis, alegres e extremamente musicais, que a humanidade ainda desconhece: Os monstros! Tudo corria bem nesse harmonioso universo, até o surgimento de um terrível vilão chamado “NADA”. Sua força devastadora rapidamente atinge milhares de monstros, obrigando Especialistas de todo o mundo subterrâneo a se reunirem para a CONFERÊNCIA DOS MONSTROS, que acontecerá na misteriosa Monstrosília.

O herói da nossa jornada é MONSTRILDO, um atrapalhado e divertido adolemonstro de 1.200 anos de idade. Junto de sua família e dos Monstro-Especialistas, ele vai vivenciar muitas aventuras para organizar a Conferência e compreender que somente a união de diferentes povos e especialidades consegue combater o mal.

O produtor criativo

Gustavo Nunes tem histórico de idealizador de projetos. O produtor costuma pensar na temática e nos personagens para em seguida encomendar o texto. Foi assim com Cássia Eller, o Musical, Simples Assim, Rio Mais Brasil – o musical e Céu Estrelado – o musical, que ainda vai estrear. No caso de Conferência dos Monstros, Nunes resolveu ir mais a fundo, realizando a criação dos personagens, do enredo, do mundo onde eles habitam. “Fui me envolvendo e quando vi havia criado todo o universo dos monstros.”

A partir de então, convidou o autor e roteirista Pedro Henrique Lopes (Rauzito Beleza – Raul Seixas para Crianças, de 2019, melhor espetáculo infantil no Prêmio Música Rio; Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças, 2018; e BitucaMilton Nascimento para Crianças, 2017, melhor roteiro no Prêmio Botequim Cultural, entre vários outros) para estruturar o texto teatral. Fazer parte da criação do texto teatral foi bastante espontâneo e natural. “Já alimentava a ideia de criar conteúdo infantil. Era um desejo entrar nessa área e desenvolver um projeto teatral para outras mídias também”, revela Gustavo.

Em seguida, o convite foi feito à diretora Carla Candiotto – Prêmio Governador do Estado, em 2015, pelo conjunto da sua obra e vários prêmios APCA e Coca-Cola FEMSA de melhor direção, melhor atuação e melhor texto adaptado. Entre seus espetáculos, destaque para Aladdin, o Musical, 2019; Que Monstro te Mordeu?, 2018; A Casa de Brinquedos , 2019, e A Canção dos Direitos da Criança, 2015, ambos com músicas de Toquinho.

Feliz em se juntar à equipe de criativos, Carla Candiotto adianta que “o nosso herói é um monstro adolescente, bem pequenininho, que descobre sua especialidade – habilidade importante no seu mundo – por meio de uma aventura para salvar seus pais e também o mundo dos monstros”.

Gustavo comenta sobre a responsabilidade ao trabalhar com o público infanto-juvenil. “É muito importante levar conteúdo elaborado e de qualidade a pessoas nessa faixa etária, em formação escolar. É preciso ter critério para encantar a criança e fazer com que ela queira voltar ao teatro”. De acordo com ele, a proposta da peça é que “as crianças vivam essa magia, entrem nesse universo dos monstros, sem perder a emoção e a humanidade, que é o que nos aproxima”.

Sobre o Texto

No processo de escrita, Pedro Henrique Lopes trabalhou junto ao idealizador do projeto, Gustavo, que já tinha em mente o universo dos monstros. “Minha função foi encontrar a dramaturgia para os personagens, a história, como costurar todos os personagens e quais eram os conflitos que enfrentariam”, detalha.

“O Monstrildo, nosso protagonista, está naquela fase em que não é mais tão criança, não é adulto nem adolescente. Ao mesmo tempo que seus pais –  Sopranilza e o Carimbomonstro – dizem pra ele ‘você é muito grande pra isso’,  também falam ‘você é muito novo ainda’”, fala o autor, certo de que a situação vai causar identificação nas crianças. “É um processo de descoberta dele enquanto monstro e tem muito a ver com as crianças. Enquanto vão crescendo, vão encontrando suas missões, suas vontades, seus desejos.  Além disso, o musical fala sobre família. A descoberta do poderes de todos os monstros e outros especialistas que agregam outras coisas interessantes para a jornada do nosso protagonista.”

Sobre o Figurino

Diretamente de Lisboa, de onde comanda de forma remota seu ateliê de arte, instalado no Rio há 33 anos -, CLÍVIA COHEN assina a criação dos cenários e figurinos do musical. Ela conta com o apoio de Lucila Belcic nos figurinos e do artista plástico José Cohen, seu sócio e sobrinho, no cenário. Ambos tocam o ateliê da artista, confeccionando suas criações – ele mora entre Belém do Pará e Rio; ela fica no Rio.

Clívia explica que as peças vão vestir os atores sem cobrir seus rostos para não tirar a expressão na interpretação, uma forma de humanizar os personagens e valorizar a atuação do elenco. “Foi feita uma pesquisa a fim de que os personagens mantivessem as características dos monstrinhos, com as mesmas cores dos desenhos, e que os atores também tivessem sua expressão valorizada.”

Inspirados em desenhos criados sob a orientação de Gustavo Nunes, estão sendo confeccionados em vários materiais sintéticos – desde etaflon, uma espécie de esponja, a espuma de poliuretano, pelúcias, borrachas de EVA e veludo de lycra. Tudo para passar a ideia de flexibilidade, do “fofinho” dos monstros, como diz Clívia. Sobre o cenário, a criativa adianta: “É um espaço lúdico, conceitual, com referência a uma sala, um quarto, onde tudo se transforma em vários ambientes”.

Sobre as Músicas

 O espetáculo tem estrutura de musical clássico, com texto e músicas inéditas compostas especialmente, com letra de Pedro Henrique Lopes e melodias de Tony Lucchesi. Como em todo espetáculo do gênero, as músicas fazes parte da ação e do diálogo, ajudam a contar a história. São 11 músicas e um medley final.

“Em um dos números, chamado É só um monstro especialista chamar cada monstro tem uma sonoridade específica pois cada um vem de uma parte diferente do planeta. O resultado é super legal pois conseguimos estabelecer um diálogo entre muitas culturas diferentes”, diz, comentando que os arranjos das canções são cheios de energia com objetivo de dar bastante ritmo para a história. Acredito que as crianças irão gostar bastante!”

Sobre as audições, Tony conta que foi muito difícil escolher um elenco. “Eu, Carla e Gustavo como banca, nos deparamos com artistas muito bem preparados. As pessoas estão cada vez mais investindo nas habilidades técnicas do teatro musical e vem mostrando um material muito interessante nas audições. Pensamos muito na seleção do elenco, em cada artista para cada personagem e chegamos num elenco muito talentoso e equilibrado.”

Sobre a Turbilhão de Ideias

Dirigida por Gustavo Nunes, a produtora Turbilhão de Ideias traz no currículo, entre outras produções, os musicais Isso que é amor e Cássia Eller, o MusicalA História de Nós 2; Simples Assim, com Júlia Lemmertz;  Meu Quintal é Maior do Que O Mundo, com Cássia Kis;  Perfume de Mulher, com Gabriela Duarte; e Doidas e Santas, com Cissa Guimarães.

Este ano, a Turbilhão traz para São Paulo outros três espetáculos teatrais – além do infantil, Céu Estrelado (23 a 26 de junho no CCBB), Uma Loira na Lua (com Alexandra Richter, de 5 de agosto 25 de setembro no Teatro Frei Caneca) e Cássia Eller, o Musical (em outubro no Teatro Frei Caneca).

Perfis dos personagens

Monstrildo

Desajeitado, simpático e carinhoso, este é Monstrildo. O monstro-adolescente de 1.200 anos adora filmes de terror, quer ganhar um irmão e vive em busca de atenção.

Sopranilza

A maior artista dos últimos milênios! A cantora com a voz mais aguda do Centro da Terra! Sopranilza tem 20.000 anos de carreira e já quebrou todos os recordes da música monstrífica.

Carimbomonstro

“Aprovado!”, “Negado!”, “Em diligência!”. Em meio a tantas palavras de ordem, cuidado para não ser o próximo carimbado por Carimbomonstro, o presidente da SCM – órgão responsável pela saúde dos monstros de todo o planeta.

Lucky

Lucky sabe tudo de tecnologia. O prodígio pré-adolescente de 11.500 anos é o inventor da WWM (World Wide Monsters), a internet dos monstros, que o transformou no ser mais rico do Centro do Mundo.

Buckin

A jovem Buckin é a mistura de charme, atitude e espírito sonhador. Moradora dos subterrâneos do Reino Unido, ela é descendente de uma nobre linhagem de monstro-especialistas.

Bourg

Nas profundezas do Rio Sena, na França, mora uma excêntrica monstra-artista. Admirada em todo o planeta, é uma gênia da criatividade monstrífica e consegue transformar qualquer coisa em uma bela obra de arte.

Sarcófaga

A história monstrífica esconde segredos milenares e existe uma monstra que guarda esse conhecimento: Sarcófaga.

Pablito

Diretamente dos campos de futebol mais profundos da América Latina, vem Pablito, que sonha em se tornar um grande craque dos gramados.

Woopy

Ele vem da Oceania, mas dá pra dizer que o mundo todo é sua casa. Tranquilo e sempre de bem com a vida, Woopy é um típico aventureiro, que adora explorar o planeta.

 

Ficha Técnica:

 Criação Original: Gustavo Nunes. Texto: Pedro Henrique Lopes e Gustavo Nunes. Direção Artística: Carla Candiotto. Direção Musical: Tony Lucchesi. Cenografia e Figurino: Clívia e José Cohen. Visagismo: Anderson Bueno. Figurinista assistente: Lucila Belcic. Iluminação: Wagner Freire. Elenco: Allira, Bel Nobre, Eduardo Leão, João Bio, Laura Binder, Leandro Massaferri, Martina Blink e Rodrigo Fernando. Coordenação de produção: Diogo Gallindo Design: Julliana Della Costa. Assessoria de Imprensa – Fernanda Teixeira – Arteplural. Uma produção original: Turbilhão de ideias.

 

Apresentado por Volkswagen Financial Services

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Serviço:

Temporada:

De 18 de junho a 14 de agosto de 2022. Teatro Procópio Ferreira. Ingressos – De R$ 25,00 a R$ 90,00. Duração – 55 minutos. Classificação. Livre. Recomendado para maiores de 4 anos.

 

Sessões:

Dias 18/06 (sábado) e 19/06 (domingo), 25/06 (sábado) e Dias 26/06 (domingo), Dias 02/07 (sábado) e 03/07 (domingo),  Dias 09/07 (sábado) e 10/07 (domingo),  Dias 16/07 (sábado) e 17/07 (domingo), Dias 23/07 (sábado) e 24/07 (domingo), Dias 30/07 (sábado) – Sessão dupla: 11h e 15h – e 31/07 (domingo), Dias 06/08 (sábado) – Sessão dupla: 11h e 15h – 07/08 (domingo) e 13/08 (sábado) – Sessão dupla: 11h e 15h – 14/08 (domingo)

 

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