SP reabre mais quatro parques urbanos

Governo de SP reabre mais quatro parques urbanos hoje, 03 de agosto

Retomada gradual já contempla 14 parques urbanos estaduais na Região Metropolitana de SP e libera quadras de tênis para a prática esportiva, com protocolos de segurança.

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente retoma, nesta segunda-feira (3), a visitação em mais quatro parques urbanos estaduais na capital e Região Metropolitana de São Paulo. As restrições de portões e horários de funcionamento, bem como o incentivo às práticas esportivas individuais, como corrida, caminhada e uso de bicicleta, continuam valendo, a exemplo das semanas anteriores. A partir de 3 de julho também estará disponível o uso das quadras de tênis, esporte que permite distanciamento entre os jogadores. Espaços fechados como bibliotecas, salas de atividades, museus e orquidários seguirão com restrição. A SIMA está monitorando as atividades e comportamento da população nos espaços durante as primeiras semanas para deliberar sobre a abertura integral.

Os parques urbanos Guarapiranga e Belém, nas zonas sul e leste da capital, respectivamente; Gabriel Chucre, em Carapicuíba; e Ecológico da Várzea do Embu Guaçu funcionarão de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos banheiros serão intensificadas. O uso de máscara continuará obrigatório, bem como o distanciamento social. Os permissionários de alimentação devem seguir as regras específicas do setor e há totens com álcool em gel 70% em pontos estratégicos. Não é recomendado o uso de parquinhos, quadras e campos para práticas coletivas.

Na última segunda-feira (27), a Unidade de Conservação Caminhos do Mar também reiniciou as visitações. Na próxima semana, os frequentadores contarão com dois roteiros em horários distintos. As visitas devem ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do Site da Fundação Florestal: https://ingressosonline.fflorestal.sp.gov.br/

Roteiro Turístico (10h às 13h): Entrada por São Bernardo do Campo a pé, descida até o Rancho da Maioridade e subida de volta, com total de nove quilômetros.

Roteiro Esportivo (7h às 9h): Entrada por São Bernardo do Campo, descida até Cubatão e subida de volta a pé, totalizando 18 quilômetros.

É importante destacar que as entradas e saídas pelo município de Cubatão não estão abertas.

Os protocolos estão disponíveis no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br e no Diário Oficial do Estado.

Parques urbanos abertos – Segunda a sexta das 10h às 16h

Desde 13/7

Villa-Lobos

Candido Portinari

Água Branca

Ecológico do Tietê

Desde 20/7

Juventude

Horto Florestal

Jequitibá

Jacuí

Biacica

Jardim Helena

A partir da próxima segunda-feira (3/8)

Ecológico Várzeas do Embu Guaçu

Guarapiranga

Gabriel Chucre

Belém

Confira aqui os protocolos para Parques Urbanos e Unidades de Conservação

Unidades de Conservação/parques naturais

As Unidades de Conservação do Jaraguá, Cantareira (Núcleo Pedra Grande) e Caminhos do Mar seguem os mesmos horários e as visitas devem ser agendadas com antecedência mínima de 24 horas por meio do site da Fundação Florestal:

As trilhas com ocorrência de mamíferos e cachoeiras permanecem fechadas.

Zoológico, Zoo Safari e Jardim Botânico

Visitações durante a semana, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados das 9h às 16h, com restrição de 50% dos ingressos. Vale ressaltar que Jardim Botânico estará fechado às segundas-feiras para manutenção.

Nesta etapa, apenas a área de visitação aberta poderá ser utilizada. Para visitação ao Zoo Safári, é permitido apenas veículo particular (o serviço de vans está suspenso).

Para mais informações sobre a visitação no Zoológico e Zoo Safári clique aqui. E sobre o Jardim Botânico, clique aqui.

Fonte Informação: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

Fonte Imagens: Google Images