Marília Mendonça, Verissimo e Tarsila Marcam a Agenda de Outubro Nos Jardins e Arredores
Outubro reúne nos Jardins e na Avenida Paulista uma agenda que mistura exposições, teatro e experiências imersivas. Entre os destaques estão a mostra sobre Marília Mendonça, que chega ao MIS no dia 9, a celebração dos 90 anos de Luis Fernando Verissimo no Centro Cultural Fiesp e a exposição “Histórias latino-americanas”, no Masp. O Teatro Renaissance tem em cartaz “Querida Mamãe” e “Um Dia Muito Especial”, enquanto o Itaú Cultural e o IMS Paulista apresentam mostras gratuitas sobre Solange Pessoa, Anísio Teixeira e Fernando Lemos. O mês inclui ainda Tarsila do Amaral em versão imersiva, a Notre-Dame em realidade virtual e o universo do Monopoly.

“Traçando Verissimo” celebra os 90 anos do escritor no Centro Cultural Fiesp
Em cartaz até 28 de fevereiro de 2027, a exposição “Traçando Verissimo – O mundo fabuloso do mestre do humor” celebra os 90 anos de Luis Fernando Verissimo, que morreu em 30 de agosto de 2025. A mostra reúne mais de 300 itens, entre desenhos, charges, originais de livros, objetos pessoais e cadernos de infância. É a primeira a abrir ao público as fotos de família e outros itens íntimos guardados em um baú na casa do autor, em Porto Alegre.
A curadoria é de Isa Pessoa, editora que trabalhou com os livros de Verissimo por mais de 15 anos. O percurso inclui instalações interativas com personagens como o Analista de Bagé e as Cobras, um núcleo dedicado ao jazz, uma de suas paixões, e vídeos com depoimentos de artistas e escritores que conviveram com ele. Escritor, jornalista, músico, humorista e desenhista, Verissimo consolidou-se em mais de cinco décadas de carreira como cronista de humor sutil e introspectivo.
Avenida Paulista, 1.313, Bela Vista, São Paulo
@centroculturalfiesp

Nívea Maria no Teatro Renaissance
Estrelada por Nívea Maria e Fernanda Heras, a nova montagem de Querida Mamãe está em cartaz no Teatro Renaissance, nos Jardins, até 25 de outubro. Escrita por Maria Adelaide Amaral e dirigida por Pedro Neschling, a peça aborda os afetos, os conflitos e as mágoas que atravessam a relação entre mãe e filha. A trama acompanha Ruth e Helô em um apartamento marcado por lembranças de diferentes períodos da vida familiar. Entre recordações do passado e confrontos do presente, as duas expõem diferenças, fragilidades e ressentimentos acumulados, ao mesmo tempo que ensaiam uma reaproximação. A encenação concentra-se na força do texto e das interpretações para examinar as contradições das relações íntimas e a convivência entre amor e ressentimento. A produção também marca o retorno de Nívea Maria aos palcos, ao lado de Regiane Alves. Ingressos disponíveis pela plataforma Sampa Ingressos.
Alameda Santos, 2.233 – Jardins, São Paulo
@teatrorenaissance

“Marília Mendonça – Sentimento Louco” vira exposição imersiva no MIS
A partir de 9 de outubro, o MIS, no Jardim Europa, recebe a primeira grande mostra dedicada a Marília Mendonça, que ocupa cerca de 1.000 m² nos dois andares do museu. Com objetos pessoais, figurinos, registros inéditos, instalações audiovisuais e experiências interativas, a exposição acompanha a cantora da infância e dos primeiros passos como compositora até a consagração nos palcos. Morta em 2021, aos 26 anos, a “Rainha da Sofrência” deu protagonismo às mulheres no sertanejo.
Cada ambiente tem o nome de uma música de sua carreira, como “Skyline Marília”, “Infiel – Closet”, “Camarim” e “Sala 360º”, e o percurso termina em uma loja oficial. A mostra tem patrocínio de Amazon Music e Amazon Prime, que estreiam em 16 de outubro a série documental “Marília Mendonça: Sentimento Louco”. Os ingressos são vendidos na plataforma Megapass e na bilheteria do museu. Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Megapass e na bilheteria física do MIS.
Avenida Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo
@mis_sp

Laudelina de Campos Mello, no IMS
O Instituto Moreira Salles apresenta, até o dia 22 de novembro, na IMS Paulista, a exposição “Dignidade e luta: Laudelina de Campos Mello”, dedicada à trajetória da ativista Laudelina de Campos Mello (1904–1991), referência na luta pelos direitos das trabalhadoras domésticas no Brasil. Em cartaz até 22 de novembro, a mostra reúne cerca de 160 itens, entre fotografias, documentos, vídeos e materiais de imprensa, além de obras de aproximadamente 40 artistas de diferentes gerações e regiões do país.
Com curadoria de Renata Sampaio e Raquel Barreto, a exposição aborda a atuação política e antirracista de Laudelina, destacando sua participação em associações, movimentos sociais e iniciativas culturais voltadas à população negra. Ao combinar acervo histórico e produção artística contemporânea, a mostra propõe reflexões sobre memória, reconhecimento e desigualdades estruturais, ressaltando a atualidade do legado da ativista no contexto social brasileiro. Mais informações: ims.com.br
IMS Paulista – Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo
@ims.paulista

Tarsila do Amaral, no Nu Art Lab
São Paulo recebe a exposição imersiva “O Brasil de Tarsila”, que inaugura o Nubank Arte Lab, novo espaço dedicado a experiências imersivas no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. A mostra celebra os 140 anos de nascimento de Tarsila do Amaral e reúne mais de dez ambientes com projeções em 360 graus, cenografia, recursos interativos e experiências sensoriais inspiradas na obra da artista.
O percurso revisita cerca de 40 trabalhos de Tarsila, incluindo clássicos como Abaporu, Antropofagia, A Cuca, Operários e O Sono, além de desenhos, esboços e registros de viagens. Com curadoria de Paola do Amaral Montenegro e Juliana Miraldi, a exposição utiliza animações desenvolvidas por artistas visuais, sem o uso de inteligência artificial, para apresentar uma nova leitura do universo da pintora e aproximar diferentes públicos de sua produção. Ingressos pelo Fever.
Conjunto Nacional | Av. Paulista, 2.073 – Cerqueira Cesar, São Paulo
@nubankartelab

“Um Dia Muito Especial” reúne Gianecchini e Maria Casadevall no Teatro Renaissance
Em temporada de despedida dos palcos, a comédia “Um Dia Muito Especial” ocupa o Teatro Renaissance com Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall no elenco. A montagem, dirigida por Alexandre Reinecke e baseada no filme de Ettore Scola, de 1977, fica em cartaz às sextas, às 21h30, aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h, até 20 de dezembro. Depois de um breve recesso, a peça volta de 8 a 31 de janeiro de 2027. Os ingressos custam a partir de R$ 75 e podem ser comprados pelo site Sampa Ingressos ou na bilheteria do teatro, sem cobrança de taxa.
Com números musicais, humor e ternura, a história acompanha Antonietta, dona de casa solitária e mãe de seis filhos, e Gabriele, radialista demitido por ser homossexual. Os dois se conhecem por acaso, num dia em que a Itália fascista recebe a visita de Hitler a Mussolini, e criam um laço de amizade que muda suas vidas. A peça, de 75 minutos e classificação de 12 anos, aborda aceitação, amor, preconceito e o papel da mulher na sociedade.
Alameda Santos, 2.233 – Jardins, São Paulo
@teatrorenaissance

Instalação de Solange Pessoa, no Itaú Cultural
O Itaú Cultural apresenta, até 1º de novembro, a exposição gratuita Solange Pessoa: outras escalas. Desenhos, filmes e instalação. Com curadoria de Franklin Espath Pedroso, a mostra ocupa três andares da instituição e reúne trabalhos que percorrem mais de quatro décadas da trajetória da artista mineira.
Entre os destaques estão a instalação Campos Peregrinos, composta por peças de bronze e cerâmica e elementos naturais; cerca de 150 desenhos realizados desde a década de 1990; e nove filmes experimentais, exibidos pela primeira vez em conjunto. As obras exploram as relações entre natureza, história, cultura e transformação da matéria.
A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos e feriados, das 11h às 19h. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 12 anos.
Avenida Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo
@Itaucultural

Peça infantil “O bocejo da serpente”, no Itaú Cultural
O Itaú Cultural apresenta, até 29 de novembro, o espetáculo infantil gratuito O bocejo da serpente. Inspirada no livro homônimo de Antônia Gomes Minchoni, a montagem acompanha quatro atrizes que partem em busca das poesias e ilustrações desaparecidas pouco antes do início de uma apresentação.
Com poesia, brincadeiras e desafios lúdicos, a peça explora diferentes maneiras de experimentar a linguagem poética. As sessões ocorrem aos domingos, às 16h, no Auditório do Itaú Cultural, com interpretação em Libras, duração aproximada de 50 minutos e classificação livre.
Os ingressos podem ser reservados pela plataforma Inti. Em caso de lotação, o público poderá aguardar eventuais desistências no local.
Avenida Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo
@itaucultural

Masp exibe “Histórias latino-americanas”, com 148 artistas de 20 países
Tema do ciclo curatorial de 2026 do museu, a exposição “Histórias latino-americanas” ocupa cinco galerias do Edifício Pietro Maria Bardi, na Avenida Paulista, e fica em cartaz até 31 de janeiro de 2027. Com curadoria de Amanda Carneiro e Julieta González, a mostra reúne 187 trabalhos de 148 artistas de 20 países, entre pinturas, documentos, mapas, esculturas, fotografias, instalações, têxteis e vídeos, do período pré-colonial ao contemporâneo. A proposta é investigar como a ideia de América Latina foi construída e disputada ao longo do tempo, da colonização, marcada por violência e extrativismo, aos projetos de nação, movimentos de resistência e migrações que moldaram as narrativas sobre a região.
O percurso é dividido em cinco núcleos. “O Mundo ao Revés” trata do impacto da invasão europeia sobre os povos indígenas, e “Retórica do Progresso” examina as promessas e as contradições da urbanização e da industrialização no século 20, com uma janela que revela a vista da Avenida Paulista. “Sociedades Americanas” destaca quilombos, cooperativas e movimentos camponeses, enquanto “Estamos em Salsa” explora a formação do estilo musical no encontro entre migrantes e comunidades latinas em Nova York. Fecha o roteiro “A Queda do Céu”, que toma o nome do livro de Davi Kopenawa e Bruce Albert e articula sonho e mito como formas de conhecimento alternativas às utopias de progresso. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria ou pelo site do museu.
Avenida Paulista, 1578, Bela Vista, São Paulo
@masp

Itaú Cultural dedica a 74ª “Ocupação” à atriz Helena Ignez
Em cartaz até 18 de outubro, a 74ª edição da “Ocupação” do Itaú Cultural homenageia a atriz Helena Ignez, artista que, em mais de 60 anos de carreira, recusou rótulos e ajudou a redefinir formas de atuação no teatro e no cinema brasileiros. Natural de Salvador, ela integrou a primeira turma da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e estreou no cinema no fim dos anos 1950, no curta “Pátio” (1959), de Glauber Rocha. Na década seguinte, tornou-se um dos nomes fundamentais do Cinema Marginal e atuou também como produtora: ao lado de Rogério Sganzerla e Júlio Bressane, fundou a Belair, responsável por parte dos filmes mais radicais do cinema brasileiro no início dos anos 1970.
A mostra reúne fotografias, documentos, trechos de filmes e materiais inéditos que revelam o trabalho de Helena diante e atrás das câmeras, com destaque para a liberdade criativa e o interesse pela experimentação da linguagem que marcam sua obra. O percurso permite acompanhar a trajetória de uma artista que segue ativa até hoje, atenta ao uso do corpo em cena e à construção de suas personagens, indo além da simples interpretação de um roteiro. Além da exposição montada na sede do Itaú Cultural, a “Ocupação Helena Ignez” conta com uma publicação digital e um site com conteúdos exclusivos sobre a atriz.
Avenida Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo
@itaucultural

Teatro do Sesi-SP apresenta musical sobre a infância de Guimarães Rosa
No Centro Cultural Fiesp, o Teatro do Sesi-SP exibe “João, Joãozinho, Joãozito”, musical inédito sobre a infância de João Guimarães Rosa (1908-1967). Em cartaz até 13 de dezembro de 2026, o espetáculo tem sessões aos sábados, às 15h, e aos domingos, às 14h, com Libras e audiodescrição. Com direção de Márcio Araújo, a montagem adapta o livro de Claudio Fragata e acompanha o escritor do nascimento em Cordisburgo à mudança para Belo Horizonte, mostrando como livros, animais e o cotidiano mineiro despertaram sua curiosidade.
O papel principal é dividido entre todo o elenco, que se reveza na interpretação de João, para que crianças de diferentes origens se identifiquem com o protagonista. A trilha original reúne nove canções inspiradas em Folia de Reis, cururu e catira, e os 19 bonecos em cena são de Jésus Sêda, o mesmo de “Castelo Rá-Tim-Bum”. O cenário muda de configuração ao longo da peça, e os figurinos remetem a colchas de retalho. A montagem é fruto de sete anos de pesquisa sobre brinquedos e tradições populares do interior mineiro. Entrada gratuita, reservas em www.sesisp.org.br/eventos
Av. Paulista, 1.313 – Bela Vista, São Paulo
@centroculturalfiesp

“Monopoly Experience: Tesouros do Brasil” é atração imersiva na Avenida Paulista
O Shopping Cidade São Paulo abriga “Monopoly Experience: Tesouros do Brasil”, experiência sensorial e interativa que leva o universo do jogo de tabuleiro para dois andares de atrações. A narrativa parte de uma festa do Sr. Monopoly que dá errado e leva os visitantes aos cofres secretos do magnata, numa jornada em que é preciso tomar decisões, investir recursos e encontrar a saída. Cada participante recebe um smart card que registra seu desempenho e permite investir em pontos turísticos brasileiros, os “Tesouros do Brasil”, com ganhos ou perdas conforme as escolhas. Os ingressos custam a partir de R$ 25 (meia-entrada) e podem ser comprados no site oficial ou pela Ticketmaster.
O percurso recria o Banco do jogo original, reserva salas para as cinco regiões do país, cada uma com desafios e ambientação próprios, e dá forma física a elementos do tabuleiro, como o “Vá para a Prisão”. As estações interativas abordam pensamento estratégico, educação financeira e empreendedorismo de modo lúdico, para crianças e adultos. A visita inclui ainda loja oficial e área de alimentação com pratos típicos de diferentes regiões, além de recursos de acessibilidade, como Libras e audiodescrição. A atração é a primeira experiência imersiva baseada no jogo a estrear em São Paulo. Ingressos: a partir de R$ 25 (meia-entrada), pelo site www.monopolyexperience.com.br
Av. Paulista, 1230, Bela Vista, São Paulo

DAN Galeria reúne gerações de artistas mulheres em mostra nas duas unidades
Em cartaz até 7 de novembro, “Por elas, com elas: do moderno ao contemporâneo” ocupa ao mesmo tempo as duas unidades da DAN Galeria, com curadoria de Maria Alice Milliet. Na rua Estados Unidos, o núcleo histórico reúne obras pouco vistas, em sua maioria de pequeno formato, de nomes como Lygia Clark, Mary Vieira, Amélia Toledo, Tomie Ohtake e Mira Schendel. As peças remetem a um período de transformação da arte brasileira, em que mulheres foram decisivas para renovar a linguagem nacional.
Na rua Amauri, o recorte contemporâneo reúne artistas do programa da galeria e convidadas, com trabalhos sobre a relação com a natureza e o universo feminino, da intimidade doméstica ao uso da tecnologia, como em Raquel Kogan. A exposição atravessa mais de sete décadas da arte brasileira e aproxima gerações que ampliaram os caminhos da produção no país.
DAN Galeria | Rua Estados Unidos, 1638 – Jardim América, São Paulo
DAN Galeria Contemporânea | Rua Amauri, 73 – Jardim Europa, São Paulo
@dangaleria

MASP inaugura passagem subterrânea com obra inédita de Beatriz Milhazes
O MASP inaugurou recentemente uma passagem subterrânea de 50 metros que conecta os edifícios Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi, este último aberto em março de 2025. Em obras desde 2023, a estrutura é apontada pelo museu como a primeira construção subterrânea dessa escala dentro de uma instituição de arte na América Latina, e passa a abrigar “Pietrolina”, pintura inédita criada especialmente para o espaço pela artista brasileira Beatriz Milhazes.
Com curadoria de Adriano Pedrosa e Amanda Carneiro, a obra soma 98 metros ao todo, entre 60 metros de pintura linear e elementos reflexivos instalados em uma parede de 38 metros. O trabalho remete à estética dos desfiles de Carnaval, com arabescos, listras e motivos florais característicos da produção da artista, e dialoga com “Avenida Paulista” (2020), outra tela de Milhazes que já integra o acervo do museu. Além da função estética, a passagem também vai servir para o deslocamento de obras e equipamentos entre os dois prédios.
Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo
@masp

Itaú Cultural homenageia Anísio Teixeira com mostra sobre educação
Até o dia 15 de novembro, o Itaú Cultural recebe a Ocupação Anísio Teixeira, dedicada à trajetória do jurista, filósofo e educador que ajudou a moldar o ensino público brasileiro. A exposição percorre suas ações da educação básica à superior e recupera sua participação no “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, de 1932, documento histórico em defesa de um ensino público, laico, gratuito e universal.
Além de detalhar sua atuação como gestor à frente do Inep e da Capes e sua contribuição para a criação da Universidade de Brasília, a mostra também apresenta um lado mais pessoal do educador, com registros de suas relações intelectuais — com nomes como Monteiro Lobato e Darcy Ribeiro — e de seu papel como pai, marido e avô. O acervo reúne documentos, cartas, fotografias de época e vídeos, incluindo um depoimento de familiares sobre suas memórias afetivas com o educador. A entrada é gratuita.
Av. Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo
@itaucultural

IMS Paulista celebra centenário de Fernando Lemos
O Instituto Moreira Salles (IMS) Paulista apresenta, até o dia 7 de fevereiro de 2027, “Quanto mais desejo, mais invento o que vejo”, exposição que celebra o centenário de nascimento do artista luso-brasileiro Fernando Lemos (1926-2019). A mostra reúne cerca de 400 objetos do acervo do artista — entre fotografias, desenhos, poesia e projetos de design gráfico e moda — adquirido pelo IMS pouco antes de sua morte, em 2019.
A exposição integra as comemorações do centenário de Lemos no Brasil e em Portugal, realizadas em parceria entre o IMS, a Fundação Cupertino Miranda, do Porto, e a Fundação Calouste Gulbenkian, de Lisboa. Com curadoria que percorre sete décadas de produção do artista, a mostra conta com entrada gratuita.
Av. Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo
@ims.paulista
Comentários estão fechados.