Zipper Galeria Recebe Exposição De Janaina Mello Landini

Até o dia 1º de novembro a Zipper Galeria, localizada nos Jardins, recebe a exposição de Janaína Mello Landini, que promove uma reflexão sobre neurociência e arte e discute conexões invisíveis presentes no cérebro e na natureza. Intitulada “Bosque Neutral”, a mostra conta com texto curatorial de Ana Carolina Ralston.

As obras são inspiradas nas pesquisas da artista sobre o trabalho do neurocientista Santiago Ramón y Cajal, considerado o pai da neurociência. No final do século 19, Cajal utilizou a técnica de Golgi para observar e desenhar detalhadamente as células cerebrais, revelando pela primeira vez os chamados “bosques neurais” – redes de células que compõem o córtex cerebral. A partir desse referencial, Janaina Mello Landini explora as conexões invisíveis presentes tanto no cérebro quanto na natureza, e se debruça sobre as complexas redes de sinapses e impulsos nervosos para criar uma série de obras que remetem às estruturas neurais e à paisagem de uma floresta.

A série “Bosque Neural” apresenta além das telas trabalhos tridimensionais, como esculturas feitas de fios metálicos que parecem flutuar no espaço, sugerindo a leveza das copas das árvores ou a fluidez das sinapses cerebrais. A artista utiliza sua técnica icônica de Ciclotramas, que consiste na criação de tramas cíclicas que, a partir de algoritmos matemáticos, se expandem e afunilam, criando uma metáfora visual para a expansão infinita do pensamento e da vida.


Rua Estados Unidos, 1494 – Jardins, São Paulo

Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 11h às 17h

Entrada: Gratuita

@zippergaleria

Compartilhe

Comentários estão fechados.