Zipper Galeria Expõe “O Ateliê Fotográfico De André Feliciano” A Partir De 25 De Maio

De 25 de maio a 27 de julho a Zipper Galeria expõe “O Ateliê Fotográfico de Andrè Feliciano”, uma mostra que é um convite para adentrar à intimidade criativa do artista: seu ateliê é transportado para o espaço da galeria. É como se o visitante passeasse pelo universo de Feliciano, onde cada objeto, cada móvel, cada rolo de filme, juntos, contam a história de um apaixonado pela fotografia.

Com entrada gratuita, André apresenta, em mais de 20 obras inéditas, os resultados de dois anos de pesquisa, que retratam a criação de um cotidiano fotográfico lúdico. Em cada uma delas, ressuscita a história da fotografia, desde a impressão salgada do século 19 – que é a primeira técnica de positivo e negativo da história –, o banho de platinum, o filme analógico em chapa de negativo e a impressão digital. Além disso, resgata uma tradição antiga da fotografia pintada, com aplicação de tinta óleo sobre as fotos analógicas em preto e branco.

O diferencial de Feliciano não reside apenas na técnica exímia que emprega, combinando antigas práticas com tecnologias contemporâneas, mas também na singularidade de sua abordagem. Em um campo onde poucos ousam aventurar-se, ele se destaca como um visionário que desbrava territórios inexplorados, ao criar flores, comidas e objetos como declarações de amor à fotografia.

 Cada imagem é resultado de um processo demorado, uma ligação afetuosa entre o presente e o passado, de uma forma que arte e vida se entrelaçam. Essa exposição é um retrato da minha relação de envolvimento com esse universo. É uma troca. Eu fotografo o mundo, e o mundo me fotografa de volta”, declara o artista.

Sobre André Feliciano

André Feliciano, um artista que mergulha na relação entre fotografia e vida cotidiana, faz da sua obra uma celebração da vida fotográfica. Unindo técnicas antigas com a tecnologia atual, suas criações vão além do mero registro visual. Ele ressuscita técnicas desde o século 19 até a impressão digital, além de trazer de volta a tradição da fotografia pintada.

Para Feliciano, a fotografia é uma experiência de liberdade e conexão com o mundo ao nosso redor. Suas obras convidam o espectador a explorar novos tipos de relação com a fotografia, transformando-a em uma celebração da vida em sua forma mais pura e poética.

Filho de um fotógrafo e uma mãe arteterapeuta, Feliciano encontrou nas influências familiares uma base sólida para sua jornada artística. Seu interesse inicial pelos fotogramas coloridos evoluiu para experimentações com luzes diversas, desenhos e figurações tridimensionais.

Ao contemplar suas obras, é possível sentir-se inicialmente vigiado pelas inúmeras câmeras presentes, mas logo essa sensação se dissolve em uma aura lúdica, enfatizada pela poesia de posar naturalmente para uma flor. André Feliciano busca constantemente sua liberdade criativa e novas formas de expressão, transformando a fotografia em uma ideia expandida da vida, devolvendo algo ao mundo através de suas criações.


Abertura: 25 de maio, das 11h às 17h

Período expositivo: 25 de maio a 27 de julho

Endereço: Rua Estados Unidos, 1494 – Jardim América, São Paulo – SP

De segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábado, das 11h às 17h

Entrada gratuita.

https://www.zippergaleria.com.br/

@zippergaleria

Compartilhe

Comentários estão fechados.