Yujo: Para Os Apaixonados Pela Gastronomia Nipônica
Um cantinho super charmoso no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), que até parece uma pracinha de alguma cidade do interior, é o endereço da alta gastronomia do restaurante japonês Yujo.
Esse cenário bucólico de repente nos revelela um ambiente moderno e sofisticado, com a belíssima decoração do restaurante nos surpreendento logo na entrada, onde um grande balcão em mármore carrara chama a atenção. Projeto assinado pelo arquiteto Rogério Antunes, as paredes do salão em formato orgânico representam um rochedo no fundo do mar, dando um efeito dramático incrível.
CELEBRAÇÃO DA AMIZADE
O Yujo, cujo significado em japonês é “amizade”, tem a frente nomes de peso: a empresária e restauratrice Anna Edith, e o chef Marcelo Yamasaki, que tem passagens por renomadas casas japonesas no Rio Janeiro e em São Paulo.
MENU OMAKASE
E é da cozinha do chef Marcelo Yamasaki que vem a grande atração da casa, o combinado de sushis omakase, uma seleção de 8 peças feita pelo próprio chef que abrange diversos paladares.
Nós provamos algumas dessas sugestões, além de alguns pratos clássicos. Para quem curte pratos mais diferenciados, pode apostar tranquilamente na Ostra Furai (ostra empanada na panko com molho tonkatsu), e a Salada de polvo trufado (polvo, pimenta Cambuci, tomate cereja, cebola roxa ao molho ponzo trufado). Bem como o Ika shimeji (lula recheada com shimeji e cream cheese).
Destaque para o Guioza de lombo suíno e de legumes, perfeito! A massa do guioza é tão leve e bem elaborada que é apresentada também na versão chips acompanhando o tartar de salmão com gema de ovo de codorna.
Outra opçâo do menu que também destacamos é o Sishô Spicy, uma folha de sishô empanada na tempurá com atum e salmão. O Usuzukuri Yujo ao molho ponzu finalizado com raspas de limão siciliano e flor de sal estava igualmente delicioso.
COMBINADOS E PRATOS QUENTES
Além dos pratos quentes, os combinados não ficam de fora. O Yujo oferece uma ala dedicada só a eles, desde o tradicional com 15 peças, ao combinado Yujo com peças como polvo, atum codorna e vieira.
SAKÊS DA CASA
Para os apreciadores de sakê, o Yujo tem uma excelente seleção em taças e garrafas. O Hakushika da Casa , um sakê seco, do tipo honjoso, ideal para tomar puro. Também há o Licor Nigori Yuzu, um sakê não filtrado com leve cremosidade que ameniza o excesso de acidez, ideal para a sobremesa.
UMA ESFERA COM UMA EXPLOSÃO DE SABORES
E foi com uma sobremesa deliciosa, uma pequena escultura em chocolate branco, que fechamos nossa excelente experiência no Yujo. É a Namelaka, uma esfera de chocolate branco recheada com uma mousse japonesa de chocolate branco, acompanhada de frutas amarelas (manga, abacaxi e damasco) com um coulis de manga e maracujá. Equilíbrio perfeito entre o doce e o azedinho da calda.
TURISTANDO COM MONICA BARROS
Monica Barros é carioca de nascença mas se divide entre Rio-SP-Santos. Jornalista de formação e ex editora do site Le Touriste, está sempre garimpando lugares cheios de personalidade por onde passa. A collab com o Club Jardins busca levar o melhor dessas dicas e do Rio pro site, além da conexão com a fundadora do Club, uma carioca morando em terras paulistas.
SERVIÇO:
End: Rua Aléssio Venturi, s/n – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Horário: de terça-feira a quinta-feira, das 18h às 23h; Sexta-feira, das 18h às 00h; Sábado, das 12h às 00h e aos domingos, das 12h às 22h.
Reservas/WhatsApp: (21) 97724-9641
Telefone: (21) 3866-3125
Instagram: @yujo_rj
Comentários estão fechados.