VILLAGE MALL RECEBE A EXPOSIÇÃO “THE ART OF BANSKY”

O Shopping Village Mall, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, já é considerado um dos melhores lugares no bairro para abrigar uma rica programação cultural.

Além do teatro instalado no subsolo, o shopping recebe agora uma das exposições de maior repercussão no exterior do provocador street artist inglês chamado Bansky.

Depois de passar por Madri, Lisboa, Moscou, São Petersburgo, Las Vegas, Hong Kong e Japão, a exposição “Without limits” chegou ao Brasil.

Com mais de 150 obras do artista entre peças originais, réplicas, murais e instalações, ao todo são 14 ambientes para percorrer. Além de fotos, gravuras, litografias, esculturas e videomapping feitos especialmente para essa edição no Brasil. Algumas das obras mais famosas de Bansky, como”Flower Thrower”, foram reproduzidas usando a técnica de estêncil.

Atualmente, Bansky que começou a fazer graffiti em Bristol, na Inglaterra, na década de 90, é considerado o street artist mais famoso do mundo. Sua verdadeira identidade é desconhecida, já que ele nunca foi fotografado sem uma máscara ou disfarce. O enigmático grafiteiro britânico combina críticas sociais e uma linguagem satírica em seus murais espalhados pelo mundo. E até um hotel bem peculiar ele abriu em plena Palestina, o The Walled Off Hotel.

É mais uma forma de Bansky demonstrar seu inconformismo, reverter a ordem das coisas e convidar as pessoas a uma reflexão. Quem se hospeda ali tem a garantia do artista de ter “a pior vista do mundo”. O hotel abriga obras e murais que valem milhões, então, por mais que seja uma hospedagem inusitada, é uma verdadeira imersão cultural.

Uma das obras mais icônicas de Bansky que os visitantes podem conferir na edição brasileira da exposição é a “Girl with Balloon”, que mostra uma jovem soltando um balão de ar em forma de coração. O desenho feito num mural foi reproduzido num quadro original do artista e leiloado por 1 milhão de libras na prestigiada casa

Sotheby´s em 2018.

O detalhe polêmico que chocou as pessoas presentes no leilão, foi que assim que o martelo foi batido, um mecanismo escondido no interior do quadro foi ativado e abriu a parte de baixo da moldura, fazendo com que parte da obra fosse picotada. A ação planejada pelo artista foi uma crítica ao mercado de arte internacional.

Um vídeo mostra o momento da auto destruição do quadro, bem como várias outras ações de Bansky pelo mundo, sempre com o intuito de provocar, criar reflexões e ironizar os problemas e defeitos da sociedade expostos em seus grafites.

A arte de Bansky é inquietante porque muitas vezes, olhar para uma de suas obras é como se deparar com um espelho.

“Without limits” é a maior exposição do artista já feita no mundo e seus trabalhos têm sido considerados como a definição de uma Era.

Para quem perdeu a exibição em outras cidades, é imperdível programar uma ida ao Village Mall para conferir esse manifesto artístico que realmente ultrapassa limites. Bansky faz a gente pensar e se perguntar não só se os caminhos que a arte percorre hoje em dia são puramente comerciais, como também refletir sobre os caminhos pelos quais a sociedade vem optando em percorrer.

No entanto, por mais ácida que seja a obra do artista, como ele mesmo escreveu num muro na Palestina, “Sempre há esperança”.


SERVIÇO – Shopping Village Mall

Exposição “The Art of Bansky: Without limits” – Rio de Janeiro

(ingressos a partir de 25 reais meia e 50 reais inteira)

De 13/07 a 24/09/23

Horário: Segunda a sábado das 10h às 22h (última sessão até 21h) | Domingos e feriados das 12h às 22h (última sessão até 21h)

Endereço: Av. das Américas, 399 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro  – Área de eventos do SS1

Monica Barros é carioca de nascença mas se divide entre Rio-SP-Santos. Jornalista de formação e ex editora do site Le Touriste, está sempre garimpando lugares cheios de personalidade por onde passa. A collab com o Club Jardins busca levar o melhor dessas dicas e do Rio pro site, além da conexão com a fundadora do Club, uma carioca morando em terras paulistas.

O lema aqui é: dica boa é dica compartilhada!

Compartilhe

Comentários estão fechados.