Restaurantes Franceses Nos Jardins E Arredores
Selecionamos restaurantes franceses nos Jardins e arredores para celebrar o 14 de julho, a Queda da Bastilha, data importante na história que marca o início da Revolução Francesa. Veja abaixo:

BISTROT DE PARIS
Abrigada no meio da agitação da Rua Augusta nos Jardins, o Bistrot de Paris foi todo reformulado pelo chef Alain Poletto para que em todos os detalhes ele se tornasse um autêntico bistrô francês e oferecesse uma verdadeira experiência de bistronomia. Pautado por sua vivência, Poletto assina o cardápio com inúmeros clássicos que reforça seus laços com a verdadeira cozinha francesa. Exemplos do Magret de pato aux fruits rouges, Bœuf Bourguignon, Steak tartare e Confit de pato, entre outros. Isso tudo sem deixar de lado seu lado criativo com sugestões especiais servidas todos os dias, resultado de uma cozinha autoral. A filosofia do restaurante é de muito rigor nos bastidores: a origem e a sazonalidade dos produtos, a seleção das receitas seguindo técnicas clássicas, o serviço atencioso e a completa carta de vinhos com forte representatividade francesa e excelentes opções em taça.
Rua Augusta, 2542 – Jardim Paulista, São Paulo

TONTON
Instalado há 10 anos num aconchegante sobrado no Jardim Paulistano, o restaurante Tonton do chef Gustavo Rozzino tem decoração com gravuras garimpadas pelo chef em suas viagens e sem excesso das formalidades do mundo gourmet. O menu deste bistrô traz receitas que misturam o melhor do Brasil e da Europa como no caso da famosa moqueca Tonton e do tournedo de filé ao molho de poivre vert, acompanhado de batatas fritas fininhas e crocantes e tomate assado com cogumelos sauté. Recém-chegado ao cardápio estão o risoto au potiron com abóbora assada e especiarias, cebola assada e rúcula, o peixe do dia grelhado e servido com legumes brunoise e açafrão, a coxa e sobrecoxa grelhada acompanhada de arroz com lentilha de puy e vagem sautée e, por fim, o filé mignon suíno envolto em gergelim, ecrasée de batata e pack choy grelhado.
R. Caconde, 132 – Jardim Paulista, São Paulo

LES PRÉSIDENT
O Le Presidente é restaurante de alta gastronomia francesas do premiado e midiático chef Erick Jacquin, que possui outras casas na cidade de São Paulo. Jurado do Master Chef há mais de 10 anos, Jacquin oferece nesta casa um cardápio sofisticado com pratos tradicionais como o Steak tartare de filet mignon cortado na ponta da faca acompanhado de pequena salada, Terrine de foie gras de pato com conhaque e Porto com crumble de amêndoas com flor de sal, Cassoulet de coelho com foie gras à moda antiga e Magret de pato rôti com uvas brancas, maça caramelizada.
R. da Consolação, 3527 – Cerqueira César, São Paulo
CHEZ AMIS
A movimentada área da Consolação ganhou recentemente mais uma boa opção gastronômica. O Chez Amis abriu portas com uma ambientação de bistrô, adega com 60 rótulos de vinhos, cardápio francês e criações autorais. Os toques art decò nos dois salões, além de mesas na calçada como os típicos bistrôs parisienses completam a atmosfera intimista como sugere o nome da casa. O cardápio, comandado pela chef Marciele Médice apresenta sugestões como os Escargots (salteados na manteiga de ervas tradicional de Provence com pão de fermentação natural), Magret, tem o peito de pato grelhado com batata salardese e molho demi-glace com redução de laranja) e a Caçarola de Frutos do Mar: camarão, polvo e lula salteados e flambados ao vinho branco com tagliatelle ao sugo, brócolis e tomate confit). No dia 14 de julho, data que se comemora a Revolução Francesa, o bistrô Chez Amis lança uma Temporada do Soufflé. Em formato de degustação em quatro tempos e servidos com 210 gr, serão apresentados 3 soufflés salgados e um de sobremesa, assinados pela chef Marciele Médice. O menu será oferecido através de 2 opções de harmonização: ou com vinhos, ou com moketeis elaborados especialmente para a proposta, pelo chef de bar Rafael Rodrigo. A degustação começa com Soufflé de cenoura acompanhado por vinho Lomas del Marqués, com fermentação em barrica, Rioja/ Espanha ou mix de cítricos, ressaltando toranja e finalizado com cordial de pimenta do Nepal). Segue com Soufllé de cogumelo com vinho Grandier Bordeaux/ França ou moketel de caju e amêndoas. Em seguida é servido Soufflé de espinafre com vinho Chianti Colli Senese/ Itália ou moketel a base de maracujá, tangerina e hortelã. E para finalizar tem Soufllé de baunilha com gelato de pistache harmonizado com vinho Colheita Tardia, malvasia e moscato/ Brasil ou moketel a base de frutas roma, amora e crawnberrie. O cardápio é valido até o dia 20 de setembro, apenas durante os jantares de segunda à domingo – além do almoço de domingo – e custa R$ 159.
Rua Haddock Lobo, 74 – Consolação, São Paulo
Fone.: (11) 3129-4930
ICI BRASSERIE
Inspirada nas brasseries francesas do século XIX, fundada em 2012 com a união do chef chef Benny Novak, do ICI Bistrô, com a Cia. Tradicional de Comércio, a ICI Brasserie oferece um cardápio que já se tornou clássico. O ambiente é moderno e divertido, decorado com barris vermelhos, espelhos enormes e paredes rabiscadas. Para começar, há sugestões como Patê de Foie, Terrine Campagne e as famosas Moules Et Frites Brasserie – mexilhões em molho de tomate, alho, vinho branco e cebola, servidos com batatas fritas, baguete francesa e aïoli. Dos pratos principais, são destaques o Boeuf Bourguignon, uma carne cozida no vinho tinto com purê de batata, bacon, cenoura, mini cebolas e cogumelo, e a truta noisette ao molho de manteiga, purê de couve-flor e couve-flor tostada. Outra pedida é o arroz de pato, feito com pato confitado, vagem e ovo frito.
Rua Bela Cintra, 2203 – Jardins, São Paulo
LOULOU
Com ambiente inspirado na moda francesa das décadas de 70 e 80, o LouLou faz uma homenagem ao nome do ícone da moda Loulou de la Falaise. A casa instalada na Rua Barão de Capanema, tem projeto idealizado e desenvolvido por Leo Cury e gastronomia com sabores da França e do mediterrâneo. Dentre os pratos pode-se provar Bife welligton acompanhado de purê de batata e molho holandese com legumes salteados, Queijo camembert, envolto na massa filo, assado ao foro, servido com mel e geleia de damasco, limguine a la falaise, salmão e hommus de avocado (tartare de salmão, temperado com suco de laranja, pimentão, pimenta dedo de moça, cebolete e tabasco, servido com hommus de avocado). No bar, Paulo Freitas comanda as coqueteleiras com uma carta de drinques com influências francesas para clássicos reinventados ou criações ousadas.
Rua Barão de Capanema, 568 – Jardins, São Paulo

LE JAZZ BRASSERIE
Nascido em 2009 em Pinheiros, o Le Jazz, comandado por Chico Ferreira e Gil Carvalhosa Leite é um sucesso em todas suas cinco unidades. Com cardápio clássico francês e um ambiente aconchegante típico de bistrô parisiense, conquistou o paulistano que faz fila quase todos os dias da semana. No menu destaque para sugestões como Terrine Campagne com Pistache acompanha picles, salada verde e torradas, Bœuf Bourguignon (Suculentos pedaços de carne bovina, braseados com vinho tinto, cogumelos, bacon e legumes glaceados. Acompanha purê de batatas), Steak grelhado, batatas fritas, salada verde e molho secreto. Recomendamos de ao ponto para malpassado e Brandade de Bacalhau gratinada com crosta de pão. Acompanha salada verde.
Rua Dr. Melo Alves, 734 – Jardins, São Paulo

ROI MÉDITERRANÉE
Instalado no CJ Shops o, Roi Méditerranée tem inspiração no sul da França, na charmosa Riviera Francesa. A casa, que está localizada na cobertura do centro de compras, tem ambiente amplo com decoração romântica cheia de flores. O cardápio recheado de peixes e frutos do mar oferece Tartare de atum com pimenta de cheiro, pimenta togarashi e óleo de gergelim, Polvo fatiado e tomate cereja temperados com cebola, ervas frescas e um toque de limão siciliano, Espaguete de camarões grelhados e tradicional molhode “beurre blanc”.
Rua Haddock Lobo, 1626 (CJ Shops) – Jardins, São Paulo

CHEF ROUGE
Um dos restaurantes franceses mais tradicionais de São Paulo, o Chef Rouge é sinônimo de elegância no ambiente e também atendimento. A fachada preta e vermelha, é a entrada para um terraço enfeitado por duas grandiosas árvores. O cardápio é dominado pela cozinha francesa clássica com toque contemporâneo que são executados com muito esmero com ingredientes de qualidade. Entre as sugestões do menu Foie gras grelhado, chocolate amargo e figos, Confit de pato, maçã e pimenta rosa, Robalo no vapor, alho poró fondant, avelãs, emulsão trufada, Filet au poivre com couve kale frita e purê de batatas e Carré de cordeiro, capellini na manteiga e salvia avec Mourilles 245.
Rua Bela Cintra, 2238 – Jardins, São Paulo

BISTROT DU QUARTIER
Sob o comando o chef Claude Troigros, o restaurante do complexo gastronômico Le Quartier, o Bistrot du Quartier tem o objetivo de proporcionar uma verdadeira imersão nas receitas clássicas francesas. No cardápio há um grande número de clássicos com toques especiais do chef, incluindo opções vegetarianas e algumas referências italianas que homenageiam a avó de Claude que era italiana, e a cidade de São Paulo, que tem uma grande colônia. Dentre as adaptações dos pratos tradicionais estão: o escargot com manteiga aromática do Claude e a sopa de cebola gratinada. Os aspargos com ovo poché e a salada com chèvre chaud, são algumas das opções para quem segue uma dieta vegetariana, além de outros clássicos franceses, como: terrine de foie gras, steak tartare, boeuf bourguignon, confit de canard, entre outros.
Rua Professor Tamandaré Toledo, 25 – Itaim Bibi, São Paulo

ICI BISTRÔ
De volta a Rua Mato Grosso onde nasceu em 2002, o Ici Bistrô, dos sócios Benny Novak e Renato Ades está a apenas 100 metros do endereço de onde permaneceu por onde 19 anos na Rua Pará. O ambiente foi recriado para que os clientes não sentissem a mudança e mantém os painéis de madeiras escuras, os bancos vermelhos, o piso de pastilha e os papéis de parede que são a identidade da casa. Dentre as sugestões do menu estão Tartare de atum com gergelim e molho oriental, Escargots a la bourguignonne, Foie gras sauté, Carré de coredeiro em crosta de ervas, batatas assadas, brócolis, cebolinhas e alho confitado e Magret de Canard com creme de foie gras, figo confit, purê de batata com manteiga de trufas.
Rua Mato Grosso, 396 – Higienópolis, São Paulo

MERCEARIA DO FRANCÊS
Representante da fusão gastronômica franco-brasileira, a Mercearia do Francês, fundada em 2005 por Marcelo Fernandes, reabre em um novo endereço na Vila Nova Conceição, contando agora com a sociedade de Aline Messias e do experiente chef argentino José Luís Balon. Conhecido pela preparação autêntica de pratos clássicos, como Steak Tartare, Filé au Poivre e Confit de Canard ao Pinot Noir, em um ambiente acolhedor que reflete o espírito descontraído dos bistrôs parisienses, a Mercearia do Francês também oferece uma carta de drinques e vinhos cuidadosamente selecionados.
Rua Afonso Brás 200 – Vila Nova Conceição, São Paulo
Comentários estão fechados.