Re-Selvagem Leva O Universo De Eva Jospin À Casa Bradesco

Até o dia 7 de dezembro, a Casa Bradesco recebe a exposição Re-Selvagem – Natureza Inventada, da artista francesa Eva Jospin. A mostra, que tem curadoria de Marcello Dantas, reúne 14 obras de grande escala — instalações, bordados, desenhos e vídeos — e propõe uma imersão nas paisagens inventadas pela artista.
O ponto alto da exposição é a instalação Selva (2024), exibida pela primeira vez no Brasil, que recria uma floresta imaginária com árvores retorcidas, passagens labirínticas e elementos que evocam contos de fadas. Outro destaque é Chambre de Soie (2021-2024), painel monumental composto por bordados feitos manualmente com mais de 400 tonalidades de fios, em seda, cânhamo, linho e algodão — um encontro entre arte, artesanato e alta-costura.
O trabalho de Eva Jospin investiga a natureza — especialmente a floresta — como espaço simbólico e misterioso, inspirando-se em mitologias, contos tradicionais e arquitetura barroca. Ela utiliza materiais como papelão, linho, seda e fibras naturais para “reconectar a matéria à sua essência selvagem”.
Na abertura, durante o fim de semana de 6 e 7 de setembro, a Casa Bradesco oferece entrada gratuita e promove vivências do coletivo indígena Coco do Pajé, que dialogam com uma das obras em exibição. Depois, a visitação segue de terça a domingo, das 12h às 20h, com ingresso em torno de R$ 50 — com descontos para clientes dos cartões Bradesco e next.
A exposição integra a temporada cultural Temporada França‑Brasil / Ano Cultural Brasil‑França 2025, que celebra 200 anos das relações diplomáticas entre os países e aborda temas como diversidade, clima e transição ecológica. Com sua proposta sensorial e conceitual, Re-Selvagem convida o público a refletir sobre a materialidade, a arte e nossa conexão com o mundo natural.
Compartilhe

Comentários estão fechados.