Pinacoteca Ganha Espaço Permanente Na Paulista

A Pinacoteca de São Paulo ganhará, a partir deste mês, uma vitrine permanente na Avenida Paulista. A nova Galeria Magalu, megaloja do grupo que será inaugurada no Conjunto Nacional, abre seu Espaço Pina com a exposição “Jogo de Cena – obras do acervo da Pinacoteca de São Paulo”, sob curadoria do diretor-geral do museu, Jochen Volz. A iniciativa integra as comemorações dos 120 anos da instituição, detentora de um acervo de cerca de 12 mil obras de arte brasileira.
Patrocinador ouro da Pinacoteca, o Magalu pretende aproximar o museu de um público mais amplo e diverso. “A Avenida Paulista é o lar de alguns dos mais importantes museus do país. Nosso sonho era levar a Pina para lá – e conseguimos”, afirma Frederico Trajano, CEO do Magalu. “Queremos que cada vez mais pessoas conheçam, se interessem e apoiem a arte brasileira.”
Concebida como um espaço de convivência que reúne todas as marcas do ecossistema Magalu — Magazine Luiza, KaBuM!, Época Cosméticos, Estante Virtual e Netshoes — a Galeria ocupa o histórico endereço da antiga Livraria Cultura. Além do Espaço Pina, o local abrigará o Teatro YouTube, voltado a criações de linguagens cênicas e digitais, e uma nova Estante Virtual, com livros novos e de sebos.
A exposição inaugural
Selecionada por Volz, a mostra “Jogo de Cena” permanece em cartaz por um ano, com obras que podem ser rotacionadas periodicamente, mantendo a mesma linha curatorial. O recorte aborda múltiplas representações do corpo, da performance e da teatralidade na arte brasileira, articulando artistas de diferentes trajetórias e gerações.
O Espaço Pina é ambientado pelo painel Onde a Linha Equilibra o Eu, de Soberana Ziza, criado especialmente para a galeria e que trata de temas como visibilidade, território e as tensões da vida urbana. A exposição reúne ainda pinturas de Bajado (1970), esculturas monumentais da série Comediantes, de Francisco Brennand, além de obras como Animal Estático (1966), de Liuba Wolf, Raoni (1986), de Miguel dos Santos, e Yuxin (2022), de Kássia Borges.
Para Volz, a iniciativa amplia o alcance da Pinacoteca ao permitir um encontro espontâneo entre o público e a arte brasileira. “É missão da Pina promover esse diálogo amplo. ‘Jogo de Cena’ convida à reflexão sobre as diversas formas de representação e teatralidade presentes na nossa produção artística”, afirma.
Av. Paulista, 2113 – Cerqueira César, São Paulo
@magazineluiza
Comentários estão fechados.