Nakka Recebe Jantar Para Celebrar Os Sushis De Diferentes Regiões Do Japão

O restaurante Nakka, dos Jardins, recebe a ABGJ (Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa), instituição reconhecida por fomentar experiências gastronômicas japonesas autênticas, para jantar especial no dia 31 de outubro, às 19h. Com menu-degustação Sushis de Oeste a Leste, o evento tem o objetivo de difundir as distinções no modo como se preparam e servem sushis de duas regiões importantes da culinária nipônica, sendo Kansai, que engloba as províncias de Kyoto, Hyōgo, Nara, Wakayama, Shiga, Mie e Osaka, e Kanto, formada pela capital Tóquio e as províncias de Saitama, Gunma, Tochigi, Ibaraki, Chiba e Kanagawa. Com vagas limitadas, o jantar composto por seis etapas, custa R$ 770 por pessoa (bebidas alcoólicas e serviço são cobrados à parte). Link de reservas: sympla.com.br/evento/sushis-de-oeste-a-leste/2691554

O jantar se inicia com uma reflexão sobre o cultivo de salmão, um dos principais responsáveis pela disseminação da culinária do Japão no Brasil. Em seguida, é servida a primeira etapa com seis peças inspiradas em Kanto. A sequência inclui os niguiris de robalo com gelatina ponzu, molho momiji oroshi e cebolinha, de carapau com gengibre ralado e cebolinha, de akami zuke (atum magro marinado), de olho-de-cão e uma dupla de hossomakis de kanpyo (cabaça cozida com shoyu e açúcar). A segunda apresenta uma travessa de niguiris com três partes diferentes do bluefin, um dos peixes mais nobres disponíveis.

Depois, entram em cena quatro peças de sushis típicos em Kansai: o hako, prensado em formato de caixa, é montado com pargo e umê — chamada de ameixa japonesa — recheado com shissô, bou (sushi em cilindro) do peixe cavalinha, baterá (similar ao hako, porém maior) de camarão e futomaki (sushi enrolado). A última sequência de sushis é formada por cinco niguiris de Kanto elaborados com lula com limão-siciliano e sal, peixe japonês hamachi, ikura (ovas de salmão), vieiras e unagi (enguia de água doce).

Finaliza a experiência os wagashis, doces tradicionais japoneses, mochi de dekopon, espécie de bolinho de massa elástica de arroz glutinoso recheado com musseline de geleia de dekopon (a laranja japonesa) e o nerikiri no formato de flor de cerejeira, com massa de feijão branco e farinha arroz, além do yogashi (sobremesa japonesa com influência ocidental) parfait com chiffon de baunilha, creme de melão net, gel de melão cantaloup, cubos de melão rei, chantilly e croustillant de amêndoas harmonizada com genmaicha (chá verde acrescido de arroz torrado).

Dividem a cozinha os sushi shokunins ou artesãos do sushi Fabio Shiguematsu (Tatá Sushi), Hermes Takeda (Nakka) e Toshi Kawanami (Yunagi Edomae-Zushi), responsáveis também pelo preparo das sobremesas assinadas pelos chefs-confeiteiros Cesar Yukio (Hanami Confeitaria) e Cristiane Sampei (Na Na Ya Pâtisserie). A carta de saquês foi idealizada pela sommelière Yasmin Yonashiro, um dos nomes mais relevantes da bebida no país. Cinco rótulos estarão disponíveis no formato de degustação, doses individuais ou garrafas.


Rua Padre João Manuel, 811 – Jardins, São Paulo

Link de reservas: sympla.com.br/evento/sushis-de-oeste-a-leste/2691554

@restaurantenakka

Compartilhe

Comentários estão fechados.