Masp Expõe “Mário De Andrade: Duas Vidas” Até O Dia 9 De Junho
“Mário de Andrade: duas vidas”, estará em exposição no Masp até o dia 9 de junho. Com curadoria de Regina Teixeira de Barros e assistência de Daniela Rodrigues, a mostra trata do olhar queer do colecionador a partir de uma seleção das obras de arte e imagens sacras por ele reunidas — hoje sob a guarda do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo.
A exposição reúne um conjunto de desenhos e gravuras, sendo alguns apresentados pela primeira vez ao público, além de fotografias captadas por Mário em suas viagens ao norte e nordeste do Brasil entre 1927 e 1935. Complementam a mostra retratos do crítico realizados por pintores de quem era próximo, além de documentos e fotografias dele próprio. A mostra também faz parte do ano dedicado às Histórias da diversidade LGBTQIA+.
Mário de Andrade (São Paulo, 1893–1945) é um ícone da literatura e do modernismo no Brasil, além de ser um dos escritores mais estudados do país. Em sua faceta pública, foi contista, músico, poeta, professor, romancista, crítico e historiador das artes plásticas, da música e da literatura, além de agente cultural, colecionista e jornalista. Autor de Pauliceia desvairada (1922) e Macunaíma (1928), participou da Semana de Arte Moderna (1922) e dedicou-se a registrar, estudar, preservar e divulgar as mais diversas manifestações culturais do país, tanto eruditas quanto populares. Esteve à frente do Departamento de Cultura e Recreação da Municipalidade de São Paulo (1935-1938) e criou o Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) (1937), o primeiro órgão do gênero.
Onde: Mezanino do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
MASP – Avenida Paulista, 1578
Ingressos através do site: https://www.masp.org.br/exposicoes/mario-de-andrade-duas-vidas
@masp
Comentários estão fechados.