Japan House São Paulo Tem Programação Intensa Em Abril
Com atividades ligadas às exposições em cartaz “Princípios japoneses: design e recursos” e “A vida que se revela”, a Japan House São Paulo oferece programação para todos os gostos durante o mês de abril. Dentre as atividades, rodas de conversas sobre obras da literatura japonesa e oficinas fazem parte da programação gratuita. Os acessos acontecem a partir da validação de QRCode disponibilizado ao final da inscrição virtual na plataforma Hoppin, evitando esperas e filas. Mais informações sobre as inscrições estão disponíveis no https://japanhousesp.com.br/
Abrindo a programação do mês, a JHSP promove visitas mediadas à exposição “A vida que se revela”, que acontecem nos dias 9, 23 e 30 de abril, às 11h e às 15h; no dia 15 às 15h; e nos dias 12 e 26 de abril, às 11h. Durante as atividades, os participantes poderão conhecer mais sobre os trabalhos sensíveis das fotógrafas Tokuko Ushioda (1940) e Rinko Kawauchi (1972), que retratam seus cotidianos familiares de forma poética ao longo dos anos. As imagens presentes na exposição em cartaz no segundo andar da instituição, que foi prorrogada até 4 de maio, foram destaque no Festival Internacional de Fotografia KYOTOGRAPHIE 2024, reconhecido como um dos mais prestigiados eventos do gênero no Japão.
Em abril os visitantes também podem conhecer mais detalhes sobre a exposição “Princípios japoneses: design e recursos“, em cartaz no andar térreo, até 4 de maio. Nos dias 3, 10, 17 e 24 de abril, a equipe do Educativo da JHSP realiza sessões às 11h e às 15h; e no dia 19, às 11h. Durante as visitas, os participantes poderão explorar os 16 projetos voltados para a sustentabilidade e o máximo aproveitamento de recursos e materiais, feitos por 14 criadores japoneses. Também serão abordadas iniciativas de valorização de técnicas tradicionais nipônicas, como o bashōfu (tecido feito a partir da fibra de bananeira), o aizome (técnica de tingimento natural com índigo) e o kayabuki (tradicionais telhados de casas japonesas feitos comumente de palha), além da importância do elemento mottainai na cultura japonesa, que pode ser traduzido como o “não desperdício” e norteia todo o conceito da exposição.
No dia 13 de abril, às 10h30, 10h50, 11h10, 11h30, 14, 14h20, 14h40 e 15h, a JHSP promove uma “Gincana do Arroz”, convidando crianças de todas as idades a conhecerem mais sobre o ciclo do arroz e do conceito mottainai. No Japão, cada parte do arroz tem um uso: os grãos alimentam, a palha pode ser usada para fazer telhados, e até sua casca pode ser reaproveitada em tingimentos. Para participar da experiência presencialmente, é necessária inscrição prévia pelo Hoppin.
A programação completa e mais informações no https://japanhousesp.com.br/
Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo
Comentários estão fechados.