Japan House São Paulo Promove Oficinas Dias 27 de fevereiro e 8 e 9 de março

Para celebrar os 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão, a Japan House São Paulo recebe pela primeira vez no Brasil o coletivo de artesãos japoneses BUAISOU, que se dedica à cultura, processamento e tingimento com o índigo (Persicaria Tinctoria). A planta é utilizada em tingimentos de tecidos na coloração azul, técnica conhecida como “aizome“. O grupo ministrará uma série de oficinas gratuitas no Sesc 24 de Maio nos dias 27 de fevereiro, e 8 e 9 de março, com entrada gratuita. Os interessados em participar devem retirar senhas, disponibilizadas no local 30 minutos antes das atividades. 

No dia 27 de fevereiro, às 14h, a primeira oficina “Preparo de tina de tingimento com índigo japonês”, conduzida por um membro do BUAISOU, os participantes poderão aprender sobre o índigo japonês e experimentar na prática o processo de preparação de uma tina de tingimento com índigo. O processo de preparo dessa tinta de tingimento demanda alguns dias, por isso nesta oficina não haverá o tingimento de nenhuma peça.  O objetivo deste evento é desvendar como essa técnica milenar traduz a preocupação da cultura nipônica com a sustentabilidade e máxima utilização dos recursos disponíveis. 

Nos dias 8 de março (sábado, às 10h, 14h e 18h) e 9 de março (domingo, às 10h e 14h), as oficinas de “Tingimento com índigo japonês e katazome” convidam o público a realizar o tingimento de uma peça com a técnica aizome, conhecida por gerar diferentes tonalidades de azul, produzidas a partir de processos naturais e sustentáveis. Durante as sessões, Kakuo Kaji, representante do BUAISOU, também ensinará a técnica do “katazome“, que utiliza uma pasta de arroz e estêncil para a criação de padrões e desenhos no tecido. 

Hoje o BUAISOUé um dos poucos coletivos a manter viva a tradição milenar na região de Tokushima, a 600 quilômetros de Tóquio. Em seu ateliê, os artesãos cuidam de todos os processos, desde a semeadura do índigo até o tingimento das roupas. Seu trabalho tem atraído interesse mundial, resultando em colaborações com marcas como Tory Burch, New Balance, Disney e Mizuno, além de oficinas para celebridades, artistas, designers, professores e estudantes mundo afora. Inclusive, uma instalação criada pelo grupo está atualmente em exibição na mostra “Princípios Japoneses: Design e Recursos”, em cartaz no térreo da Japan House São Paulo, na Avenida Paulista, até 4 de maio, com entrada gratuita. 

 

Serviço: 


Oficina Preparo de tina de tingimento com índigo japonês, por Buaisou e JHSP
Quando: 27 de fevereiro de 2025 (quinta-feira), às 14h 

Onde: SESC 24 de Maio – 6º andar (A) 

Duração: aproximadamente 3h 

Classificação etária: a partir de 16 anos 

Vagas limitadas. Senhas disponíveis para retirada 30 minutos antes no local. 

Atividade gratuita.  

Oficina Tingimento com índigo japonês e katazome, por Buaisou e JHSP 

Quando: 8 de março (sábado), às 10h, 14h e 18h; e 9 de março (domingo), às 10h e 14h 

Duração: aproximadamente 3h 

Classificação etária: a partir de 16 anos 

Vagas limitadas. Senhas disponíveis para retirada 30 minutos antes no local. 

Atividade gratuita. 


@japanhousesp

Compartilhe

Comentários estão fechados.