Japan House São Paulo Expõe Casa Do Projeto “Disaster Relief”

Até o dia 4 de maio o Japan House São Paulo expõe um exemplar do “Disaster Relief”, uma casa feita com tubos de papelão em escala real. O projeto faz parte da exposição “Princípios Japoneses: design e recursos”. Vencedor do prêmio Pritzker 2014, um dos mais importantes do universo da arquitetura, o japonês Shigeru Ban mostra sua “Paper Log House”, que foi pensada para ser construída de forma rápida e com baixo custo, utilizando materiais disponíveis mesmo em áreas atingidas por desastres, para servir como abrigo para vítimas. A versão apresentada na JHSP baseia-se no modelo construído em Kobe após o Grande Sismo de Hanshi-Awajhi de 1995. 

Utilizando majoritariamente tubos de papelão e madeira, materiais que fazem parte do dia a dia de diversas regiões do mundo, essas construções possuem projetos simples e de fácil execução. Por isso, quando são construídas para servirem como habitação temporária em situações emergenciais, como no caso de desastres naturais, são feitas em colaboração com estudantes e voluntários. Seguindo o conceito original de utilizar materiais e mão de obra locais, para o modelo em exibição na Japan House São Paulo, a instituição convidou os alunos da FAUUSP e ETEC Itaquera IIs que, junto dos professores responsáveis, realizaram as adequações necessárias ao projeto e a preparação dos materiais. Para a montagem da casa, integraram-se também alunos da Escola da Cidade. A pedido da JHSP, a casa contará com rampa de acesso, corrimão e legendas para tornar-se mais acessível ao público. 

Na visita, o público também poderá conhecer mobiliários desenvolvidos pelo Shigeru Ban Architects, como um conjunto de mesa e cadeiras feitas com o mesmo tubo de papelão das paredes da “Paper Log House”, além do banco “CARTA bench” exibido na parte interna da exposição “Princípios Japoneses: design e recursos”. 

Shigeru Ban nasceu em 1957, em Tóquio. Em 1984, formou-se em arquitetura pela Cooper Union (EUA). Fundou o Shigeru Ban Architects em 1985 e, posteriormente, estabeleceu escritórios em Nova Iorque e Paris. A partir de 1985, passou a desenvolver estruturas e métodos construtivos únicos com o uso de tubos de papelão como material de construção, trabalhando simultaneamente na produção de suas obras e em iniciativas de apoio à reconstrução de áreas afetadas por desastres no mundo inteiro. 


Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo

@japanhousesp

Período: até o dia 4 de maio de 2025 

Horários: Terça a Sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. 

Entrada gratuita.

Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/    

Compartilhe

Comentários estão fechados.