Japan House São Paulo Destaca Festividades Nipônicas Em Programação De Fevereiro

 
A Japan House São Paulo segue, ao longo de fevereiro, com uma programação gratuita dedicada às festividades e tradições da cultura japonesa, aprofundando os temas das exposições em cartaz e promovendo atividades para públicos de diferentes idades. Visitas mediadas, oficinas infantis e encontros literários compõem a agenda, que também celebra o Setsubun — festival japonês ligado à renovação — e o simbolismo dos gatos na cultura nipônica.
As exposições “Fluxos – o Japão e a água” e “Imbuídos das forças das florestas do Japão – Mestres da carpintaria: habilidade e espírito” estão no centro da programação. No dia 25 de fevereiro, às 15h, as visitas mediadas à mostra “Fluxos – o Japão e a água” apresentam ao público a relação dos japoneses com os recursos hídricos, a partir de obras de arte, informações sobre o Canal Subterrâneo de Escoamento da Área Metropolitana de Tóquio, os diferentes tipos de águas termais do país e rituais e festivais associados a esse elemento.
Já nos dias 19 e 26 de fevereiro, também às 15h, as visitas mediadas à exposição “Imbuídos das forças das florestas do Japão – Mestres da carpintaria: habilidade e espírito” destacam a conexão espiritual entre carpinteiros japoneses e a natureza. A mediação percorre ferramentas originais, uma réplica em escala real da Casa de Chá Sa-an (1742) e uma instalação imersiva que explora aromas e texturas de espécies de árvores japonesas.
O público infantil também integra a programação. No dia 22 de fevereiro, às 11h e às 14h, a oficina “Água: som de imagens, imagem de sons” propõe uma experiência lúdica a partir das onomatopeias japonesas, estimulando a criação de histórias por meio de sons, formas e movimentos relacionados à água. A atividade é gratuita, com vagas limitadas e inscrição prévia pela Bilheteria Express.
Em celebração ao Dia do Gato no Japão (Neko no Hi), comemorado em 22 de fevereiro, a Japan House São Paulo dedica suas atividades literárias ao tema. O Ciclo de Mangá discute, no dia 21 de fevereiro, às 15h, a obra Os gatos do Louvre, de Taiyo Matsumoto, que estabelece um diálogo cultural entre Japão e França ao acompanhar as aventuras noturnas de um grupo de gatos que habita o museu parisiense. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.
Já o Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um, em formato online, acontece no dia 26 de fevereiro, às 19h, com debate sobre o livro O gato do adeus, de Hiro Arikawa. O encontro será conduzido por Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da JHSP, e Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um, com participação especial do jornalista e escritor Zeca Camargo. Os inscritos têm direito a 25% de desconto na compra do livro no site da Companhia das Letras, válido até 28 de fevereiro de 2026.
Durante o período de Carnaval, a Japan House São Paulo estará fechada apenas nos dias 16 e 17 de fevereiro (segunda e terça-feira), retomando o funcionamento normal na Quarta-Feira de Cinzas, dia 18. O mesmo cronograma vale para o bicicletário, as lojas Furoshiki e Shin e o Aizomê Café e Restaurante.
Avenida Paulista, 52 – Bela Vista, São Paulo
@japanhousesp
Compartilhe

Comentários estão fechados.