Galeria Paulo Kuczynski Inaugura Nova Sede Com Exposição De Eleonore Koch

Referência no mercado de arte brasileira desde sua fundação em 1973, a Galeria Paulo Kuczynski, inaugura a nova sede na Alameda Lorena nos Jardins e celebra a nova fase com exposição inédita dedicada à obra da pintora de origem alemã Eleonore Koch (1926-2018). No mesmo local onde o marchand Paulo Kuczynski atuou por cinco décadas com seu Paulo Kuczynski Escritório de Arte, o novo espaço, ampliado e modernizado, foi projetado pelo escritório Reinach Mendonça Arquitetos – RMAA. Intitulada “Não são coisas do cotidiano, só parecem”, a mostra, que estreia dia 17 de março fica em cartaz até o dia 17 de maio.

Segundo o historiador de arte Giancarlo Hannud, a mostra reúne um conjunto representativo de obras que traçam um panorama da trajetória de Eleonore, desde seus primeiros trabalhos até suas últimas criações. A relação entre Paulo Kuczynski e Eleonore Koch remonta ao final dos anos 1970, quando o galerista adquiriu sua primeira obra da artista: uma tela marcante com uma cadeira vazia e solitária, num cômodo igualmente vazio. “Tive a sorte de comprar minha primeira obra de Eleonore Koch no final dos anos 1970”, relembra Kuczynski. “A cadeira, a única protagonista da cena. Desde então, sempre que olho para a obra, me pergunto a quem essa cadeira aguardava. Quem nela sentaria?” 

A mostra também resgata parte significativa da história de Eleonore, incluindo sua amizade com Volpi, seus anos em Londres como tradutora na Scotland Yard e sua relação com o aristocrata Alistair McAlpine, mecenas que colecionou várias de suas obras. Infelizmente, grande parte dessa produção foi perdida em um incêndio na casa de campo de McAlpine, em 1990. 

A nova sede da Galeria Paulo Kuczynski não apenas celebra meio século de dedicação à arte, mas também projeta o futuro, oferecendo um espaço moderno e acolhedor para artistas e colecionadores. O projeto arquitetônico de Reinach Mendonça une funcionalidade e elegância, criando um ambiente ideal para experiências imersivas com a arte. 


Endereço: Alameda Lorena, 1661

Abertura: 17 de março – 10h às 18h30 

Período expositivo: 17/03 a 17/05

Horários de visitação: Segunda a sexta: das 10h às 18h30 | sábados: das 11h às 15h  

Entrada gratuita 

@paulokuczynskigaleria

Compartilhe

Comentários estão fechados.