Galeria Martins&Montero Recebe Nova Exposição De Lia D Castro
A Galeria Martins&Montero recebe de 1º de abril a 10 de maio de 2025 nova exposição de Lia D Castro. Intitulada “Passantes”, a mostra apresenta obras inéditas e propõe uma revisão crítica da história da arte, desafiando as noções tradicionais de representação, inclusão e identidade.
Em sua nova série, Lia D Castro parte de um gesto simbólico: a compra de pinturas com os temas de naturezas-mortas e paisagens em antiquários, sobre as quais intervém ao pintar pés masculinos. Esses pés pertencem a homens que foram criados por mulheres — mães, tias, avós —, dentro de um sistema matriarcal. A proposta de Castro inclui, ainda, um jogo visual que desestabiliza a leitura comum desse gênero de pintura ao posicioná-las de ponta cabeça, criando um contratempo ótico que nos convida a olhar para o trabalho de arte sob um novo ângulo. Essa inversão também sugere uma releitura do museu e da própria história da arte, desafiando a persistente “retina colonial”, termo utilizado pela artista para descrever o olhar eurocêntrico que moldou a produção e a recepção das imagens ao longo dos séculos.
Inspirada no pensamento do filósofo Achille Mbembe sobre a condição do estrangeiro como “passante”, Lia D Castro reflete sobre fronteiras, limites e exclusões. Seu trabalho resgata uma longa tradição de representações, que à primeira vista podem parecer comuns, mas que carregam em si a complexidade das dinâmicas sociais e políticas. As obras em exposição são um comentário poderoso sobre o impacto do colonialismo ocidental nas práticas e normas culturais e históricas da arte.
Rua Jamaica, 50 – Jardins, São Paulo
Abertura: 1º de abril das 16h às 19h
Visitação: de 2 de abril a 10 de maio
Horários: terça a sexta, das 10h às 19h e Sábado, das 11h às 17h
Comentários estão fechados.