Galeria Lume Recebe Exposição Individual Da Artista Nydia Negromonte

A Galeria Lume abre a partir do dia 15 de março a exposição “A parte que suporta a parte”, individual da artista Nydia Negromonte. Até o dia 26 de abril, a mostra que tem texto curatorial de Mariana Leme, apresenta uma investigação da artista que visa as relações como parte constitutiva da existência, e sugere que a autonomia de um objeto, da história de um sujeito e da própria arte é uma convenção, e não uma realidade.

Com profundo interesse pela matéria que estrutura todas as coisas, Negromonte propõe um deslocamento dos significados tradicionalmente atribuídos a elas, abstraindo sua forma, função, nome e significado. Sua pesquisa convida à observação atenta da matéria, dissolvendo hierarquias entre as palavras e as coisas e desafiando expectativas de significados aparentes, durabilidade e autossuficiência. “Todos os rios e oceanos são feitos de água, mas cada um é particular”, escreve Mariana Leme no texto “Debaixo de tudo”, feito para a mostra “Desenhos são como sementes debaixo de tudo”, individual da artista apresentada em Belo Horizonte (2024).

Nydia Negromonte, artista peruana radicada no Brasil, tem formação em desenho pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (1989), com especialização em gravura pela Facultat de Belles Arts da Universidade de Barcelona (1998). Foi artista residente no Hangar – Centre de producció i recerca d’arts visuals (1999-2000), também em Barcelona, cidade em que participou de importantes exposições e feiras. Desde os anos 1990, apresentou mais de uma dezena de individuais, em espaços institucionais, independentes e comerciais, como o Centro Cultural São Paulo, a Fundação Ecarta (Porto Alegre), o Centro de Estudos Brasileiros (Buenos Aires) e as galerias Thomas Cohn (Rio de Janeiro), Manoel Macedo (Belo Horizonte) e Sicart (Barcelona), entre outros. Também fez parte de importantes exposições coletivas, nacionais e internacionais. 

Foi finalista da 7ª edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça (2019) e premiada no III Salão MAM, Museu de Arte da Bahia (1996), 26º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte (2000) e Fiat Mostra Brasil, Porão das Artes da Fundação Bienal (2006).  

Em parceria com Marcelo Drummond, desde 2014 coordena o ESPAI, espaço autônomo de fomento às artes visuais sediado em Belo Horizonte.

Abertura: 15 de março, sábado, das 11h às 17h

Período expositivo: 15 de março de 2025 a 26 de abril de 2025

Horário de visitação: Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 15h

Entrada gratuita 


Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jardim Europa, São Paulo – SP

@galerialume

Compartilhe

Comentários estão fechados.