Galeria Lume Expõe “Ventário”, Mostra Individual De Anna Costa e Silva

De 7 de novembro a 7 de março, a Galaria Lume recebe a mostra individual Anna Costa e Silva intitulada “Ventário”. Com curadoria de Ana Carolina Ralston, a exposição ocupa a sala expositiva II com um filme e instalação no qual Anna convida servidores públicos a criar personagens fantásticos e figurinos que materializassem seus desejos, angústias e sensações.

A partir das vivências na Residência Artística Setor Público, que prevê a imersão de artistas visuais em órgãos públicos no Rio de Janeiro, o projeto se iniciou com um exercício de escuta, em que  a artista se encontrava com os participantes para ouvir suas histórias, pensamentos, dores e alegrias e, então, juntos desenvolviam cores, texturas, imagens e palavras inventadas para cada sentimento dos funcionários do órgão governamental carioca, surgindo daí o título da mostra: Ventário: um neologismo, algo da ordem das coisas que ventam.

Num jogo de autoficção, a artista convida o stylist José Camarano para produzir os figurinos destes recém-criados personagens, trazendo para as imagens descritas formas, cortes, pesos e movimentos. Após a concretização das ideias, os participantes puderam vestir as peles que haviam criado e habitar o espaço burocrático e monótono do escritório da maneira que achavam melhor, desenvolvendo uma série de gestos que brincavam com as coreografias do dia a dia de trabalho, introduzindo elementos curiosos e extra-cotidianos, que levam o filme para uma atmosfera surrealista. Por entre as mesas da Secretaria, uma bailarina dança, um homem computador escuta os sons das paredes, uma entidade branca conversa com as caixas de arquivo, que costumava organizar.

Além do filme, compõem a instalação dípticos de fotografias e textos impressos com relatos em primeira pessoa de cada participante, uma série de vocábulos inventados para dar nome ao que sentem, e uma série de intervenções com depoimentos e histórias que dialogam com a comunicação da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, palco primordial desta mostra. 

Nascida no Rio de Janeiro em 1988, Anna Costa e Silva utiliza do encontro entre pessoas como matéria fundamental de seu trabalho, pesquisando e propondo reformulações de tecidos sociais e situações afetivas. A artista constrói projetos na intersecção entre artes visuais, cênicas, cinema, fotografia e instalação. Sua pesquisa se debruça sobre estados de intimidade, sono, vigília, estranheza e suspensão temporal, provocando os limites entre realidade e ficção, experiência e memória. Mestra em Artes Visuais pela School of Visual Arts de Nova York, a artista recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais.


“Ventário”

de Anna Costa e Silva

Curadoria: Ana Carolina Ralston.

Local: Galeria Lume, sala expositiva II

Abertura: 07 de novembro, quinta-feira, das 19h às 22h

Período expositivo: 07 de novembro de 2024 a 07 de março de 2025

@galerialume 

Compartilhe

Comentários estão fechados.