Galatea Abre Exposição Inédita De Guilherme Gallé Nos Jardins

A Galatea inicia a representação de Guilherme Gallé com a exposição individual Entre a pintura e a pintura, que reúne pinturas inéditas e trabalhos em papel. Com introdução de Rodrigo Naves e texto crítico de Tadeu Chiarelli, a mostra fica em cartaz até 7 de março, na unidade da galeria na Padre João Manuel, em São Paulo.
A exposição apresenta a investigação contínua do artista sobre os limites e a permanência da pintura na contemporaneidade, desenvolvida a partir de um processo rigoroso de depuração, no qual cor, forma e espaço se reorganizam de maneira encadeada. As obras propõem uma experiência de observação atenta, marcada por tensões sutis entre contenção e interferência, proximidade e distância. Os trabalhos em papel ampliam essa pesquisa ao dialogar com a pintura e sugerir novos desdobramentos formais, enquanto o texto crítico destaca como as interferências na superfície pictórica convidam o espectador a uma fruição mais lenta e aprofundada.
Sobre o artista
Guilherme Gallé (São Paulo, 1994) é artista visual formado em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Desenvolveu sua prática pictórica em ateliês e grupos de estudo e foi assistente do pintor José Roberto Aguilar entre 2019 e 2023. Atualmente integra o curso “Pintura: Prática e Reflexão”, com Paulo Pasta, e o grupo de estudos de história da arte coordenado por Rodrigo Naves.
Sua pintura se constrói a partir de um processo contínuo de depuração, no qual uma obra dá origem à seguinte, reorganizando cor, forma e espaço. Com cores tonais aplicadas em camadas e uma geometria instável, Gallé investiga o vazio como elemento ativo da composição. As superfícies densas, marcadas por incisões e apagamentos, revelam o processo da pintura e tensionam limites entre abstração e sugestão figurativa, convidando à contemplação lenta. Participou de exposições coletivas em instituições como o CCBB e o Centro Cultural Maria Antonia, e apresenta sua primeira exposição individual na Galatea, em São Paulo, com abertura em janeiro de 2026.
Rua Padre João Manuel, 808 – Jardins, São Paulo – SP
Horários: Segunda à quinta das 10h às 19h | Sexta das 10h às 18h | Sábado das 11h às 17h
Comentários estão fechados.