Fortalecimento De Marca E A Importância De Pensar No Longo Prazo

 

Estratégias que unam o curto e longo prazo são fundamentais para o fortalecimento de marca e para gerar retorno financeiro sustentável.

Muito se fala sobre resultados imediatos, especialmente quando o foco é o marketing digital. Porém, trabalhar o fortalecimento de marca é sinônimo de colher resultados no longo prazo, tornando o crescimento do negócio mais previsível, sustentável e lucrativo.

De acordo com estudos de Les Binet e Peter Field, 60% do orçamento de marketing deve ser investido em branding para que seja possível conquistar rentabilidade ao longo dos anos.

É claro que ações mais agressivas de vendas, como descontos e campanhas focadas em performance não devem ser deixadas de lado. Porém, a chave é equilibrar melhor os resultados de curto e longo prazo.

Fortalecimento de marca para receita consistente

Realizar investimentos constantes em branding pode aumentar a receita de um negócio em até 20%, de acordo com estudo da Marq.

As empresas devem adotar estratégias que integrem o branding em toda a sua operação e pontos de contato com clientes e demais públicos de interesse. Em outras palavras, é preciso pensar em produtos/serviços de alta qualidade, criação e manutenção de cultura organizacional forte, construção de conexões emocionais com consumidores e consistência na comunicação.

Esse investimento gera diversos benefícios para o negócio, como diferenciação de mercado, mais valor percebido, fidelização de clientes e colaboradores e, claro, rentabilidade consistente ao longo dos anos.

 

 

6 pontos para trabalhar o branding da sua marca

1. Entenda “quem é” a marca

Por que a empresa existe? Qual é o propósito dela no mundo?

Defina a missão, valores e visão da marca para que ela seja relevante e autêntica para o público-alvo.

Lembre-se de que todos esses pontos devem ser praticados pela empresa todos os dias. Portanto, não basta pensar em textos que soem bonitos no papel, mas não guiem, de fato, a empresa e seus colaboradores rumo aos objetivos desejados.

Ainda é importante trabalhar os atributos visuais da marca, como logotipo, cores, tipografia, entre outros. Avalie se todos os elementos são replicáveis em diferentes materiais promocionais, como brindes personalizados, e de comunicação para garantir a consistência da marca.

 2. Identifique e estude o seu público

Para que a marca consiga construir conexões significativas com o público, é fundamental compreender, a fundo, quem são essas pessoas.

Avalie como elas se comunicam, quais são seus hábitos, anseios e o que elas valorizam como importante. Dessa forma, será possível transmitir a mensagem certa, para a pessoa certa e no canal mais adequado para construir e fortalecer a marca.

3. Equilibre conteúdo e marketing promocional

A ideia é construir uma base sólida para o longo prazo, mas sem deixar os resultados de curto prazo de lado.

Para construir autoridade e relevância de marca, invista na produção e distribuição de conteúdo autêntico, relevante e envolvente. Essa estratégia será fundamental para atrair, nutrir e, claro, converter a audiência.

Ao mesmo tempo, aposte no marketing promocional para lançar produtos, divulgar ofertas e realizar parcerias estratégicas. Distribua itens como squeezes personalizados ou fones de ouvido com a sua marca para promover lançamentos ou incentivar compras acima do ticket médio.

 

 

4. Pense na experiência como um todo

Em um cenário tão competitivo, onde a qualidade não é mais um diferencial, investir em oferecer experiências memoráveis e personalizadas faz toda a diferença para construir uma marca forte e que proporcione retorno a curto e longo prazo.

A experiência positiva deve permear o contato com o cliente, a jornada de compra e, até mesmo, a maneira como o produto/serviço é entregue e consumido.

5. Reforce a lembrança de marca

79% das pessoas que recebem um brinde promocional lembram da marca mesmo após dois anos, de acordo com estudo da PPAI (Promotional Products Association International). Itens que apresentam utilidade na rotina das pessoas, como canecas e acessórios tecnológicos reforçam ainda mais essa lembrança.

Além disso, 85% dos destinatários dos brindes costumam guardá-los por até quatro anos, de acordo com pesquisa da Advertising Specialty Institute.

Além disso, os brindes personalizados são excelentes para ampliar o conhecimento da marca. Afinal, a cada uso, a pessoa que foi presenteada dissemina a mensagem desejada e divulga indiretamente a empresa para seus colegas e familiares.

6. Não deixe o endomarketing de lado

Por fim, um bom branding precisa começar de dentro para fora. Seus colaboradores precisam conhecer e disseminar os valores, além de acreditarem no propósito da marca.

Motivação, engajamento e valores compartilhados são o foco quando o assunto é endomarketing. Garanta que a mensagem da marca seja conhecida e transmitida dentro da empresa.

Trabalhe constantemente a comunicação interna e reforce os valores e o propósito da marca por meio de ações dos líderes e de itens tangíveis. Nesse sentido, algumas estratégias valiosas são:

  • Receber os novos colaboradores com um kit onboarding, que apresente os valores da empresa e demais informações relevantes;
  • Reconhecer o esforço e o trabalho dos colaboradores com premiações;
  • Reforçar o conhecimento aprendido durante treinamentos com cadernos e demais materiais desenvolvidos especialmente para a ocasião;
  • Aproximar as equipes ao tangibilizar os valores da empresa, seja distribuindo camisetas personalizadas ou realizando eventos de integração.

 

Vale reforçar que é sempre importante buscar o equilíbrio. Não favoreça os resultados de curto prazo em detrimento do longo prazo e nem vice-versa. Aplique e usufrua do melhor de cada estratégia para que seja possível construir bases sólidas para uma empresa lucrativa!

 

Marina Berti é Gerente Geral | Liderança Estratégica | Gestão de Projetos da Elo Brindes.

Com uma trajetória inspirada no ambiente empresarial familiar, Marina Berti se destaca como gerente geral da Elo Brindes, liderando e otimizando múltiplos departamentos com eficiência e visão estratégica. Seu olhar atento e detalhista impulsiona a empresa por meio de processos de melhoria contínua, garantindo crescimento sustentável.

Além de sua dedicação profissional, Marina equilibra com maestria a vida pessoal, sendo mãe da pequena Rebeca. Sua abordagem cautelosa e sua habilidade em gestão de pessoas fazem dela uma líder exemplar, focada na excelência e na transformação de desafios em oportunidades.


@elobrindes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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