Enoturismo No Vale Dos Vinhedos, Rio Grande Do Sul: 3 Vinícolas Para Incluir No Roteiro

Uma das regiões mais privilegiadas do país para o cultivo de uvas: o Vale dos Vinhedos do Rio Grande do Sul. E uma das melhores cidades para se hospedar na região é Garibaldi, conhecida por ser a capital dos espumantes do Brasil. Atualmente, essa região produz alguns dos melhores espumantes e vinhos brancos do mundo, sendo a primeira a ter o certificado Denominação de Origem. Com produtos premiados, além de passar dias passeando pelas belas paisagens do sul, os apreciadores de bons vinhos têm ali a oportunidade de saborear o que há de melhor em enogastronomia.


Para quem está planejando uma viagem à famosa Serra Gaúcha, onde fica o triângulo do Vale dos Vinhedos, saiba que qualquer época do ano é boa para visitar as vinícolas. Mas duas épocas em especial tornam a viagem ainda mais atraente: de janeiro a março na vindima (colheita das uvas) e no meio do ano durante o inverno, para se aquecer com o duo vinho & lareira.

E em todas as vinícolas, seja numa inovadora como a Bebber, ou uma grande vinícola cooperativa como a mais premiada do país, a pioneira Aurora, a gente é sempre muito bem recebido pelas famílias cujos bisavós vieram da Itália a partir de 1875. São famílias que construíram um legado em terras brasileiras.

Mesmo se não puder ir nesses meses, o turista pode aproveitar muito a região, já que as vinícolas oferecem inúmeras atividades de enoturismo. Esse turismo de experiência apresenta um excelente panorama do quão desenvolvida a região está no que se refere ao estudo do terroir e dos métodos de cultivo e elaboração dos espumantes. O resultado são premiações que incluem o 5º melhor vinho branco do mundo, espumantes Medalha de Ouro no Challenge International du Vin, e rótulos escolhidos entre os “1001 espumantes para se beber antes de morrer”.

Então, não deixe de incluir no roteiro três vinícolas que se destacam não só pela qualidade dos espumantes, mas pelas atividades oferecidas aos visitantes:
CASA PERINI

Tradição desde 1929, quando João Perini veio da Itália e começou a fazer seu próprio vinho. Em 1970, a vinícola foi oficialmente fundada pelo seu filho, Benildo, cuja dedicação passou também para os filhos e o resultado é uma série de premiações, como o quinto melhor vinho branco do mundo. O título foi dado para o Casa Perini Moscatel em 2017 pelo WAWWJ (World Association of Writers & Journalists of Wines & Spirits).

As atividades para os turistas incluem a degustação no Belvedere, um belo gramado com vista panorâmica para os vinhedos e colinas. Ali é possível fazer piqueniques a bordo da Vino Kombi que leva os visitantes até os vinhedos. Ou viver a “Love Experience”, onde casais ganham uma cesta gourmet, uma caixa de madeira personalizada com vinho Vitis Marselan e um cadeado em formato de coração. Quem quiser pode prender o cadeado com seu nome nos parreirais. Já os adeptos das atividades esportivas podem fazer um bike tour pelos vinhedos. Há também diversos pacotes de tours e harmonizações a escolher. No “Tour Espumantes Medalhistas” uma seleção de 5 rótulos harmoniza com diversos queijos. Tudo pode ser agendado diretamente no site da vinícola.
A Casa Perini fica aberta diariamente para compras e degustação de vinhos. Além de pratos deliciosos, elaborados pelo Restaurante Beatrice by Q, uma excelente pedida para um almoço harmonizado, gerenciado pelos chefes Vicente Homero Perini e Arthur De Antoni Perini.
SERVIÇO:
End: Localidade Santos Anjos s/n
Horário: segunda a sexta das 9h às 18h / sábado e domingo das 10h às 18h
CRISTOFOLI VINHOS DE FAMÍLIA

A família Cristofoli está na região há mais de 135 anos, quando Angelo Cristofoli e sua esposa, Maria Dalla Senta vieram da Itália para o Brasil.
A Vinícola Cristofoli faz parte da Rota Turística Cantinas Históricas e Vale do Rio das Antas, em Bento Gonçalves, um lugar lindo há cerca de 15 minutos do pórtico da cidade. É na Cristófoli que participei de uma das atividades mais procuradas pelos turistas: a Pisa das Uvas à moda antiga.

É um momento único que tem que fazer parte do roteiro de quem visita a Serra Gaúcha. A experiência acontece ao entardecer. Já na recepção somos brindados com espumantes Cristofoli, visitamos os barris, e logo em seguida um simpático trator nos leva para o alto onde ficam os vinhedos. Chegando lá, muita música ao som de uma sanfona e canções italianas tradicionais, um belo pôr do sol e muitas risadas.
A própria família nos prepara para o momento em que pisamos nas uvas, contagiando a todos com a alegria e sorrisos de quem ama receber ali convidados de todos os cantos. No final, ainda ganhamos o souvenir com a frase “Eu pisei uvas na vindima” com a marca dos nossos próprios pés na lembrança. É um momento muito divertido e descontraído.

Depois, um belo jantar em meio aos parreirais de Sangiovese (uva assinatura da casa) e de Chardonnay. Tudo delicioso!
Outras atividades oferecidas pela vinícola são o Tour Vinho e Paisagem, Edredom nas parreiras com piquenique, Almoço harmonizado no vinhedo, e Almoço harmonizado no restaurante Cristofoli Enogastronomia.
SERVIÇO:
End: ERS 431, | km 06 – s/nº – Faria Lemos, Bento Gonçalves
Horário: segunda a sexta das 8h30 às 18h / sábado das 9h30 às 18h
WINE BAR GARIBALDI

A tradicional Garibaldi, muito conhecida também pelo suco de uva 100% integral, está com uma novidade: o Wine Bar, o novo espaço da vinícola que inclui uma loja conceito com grande diversidade de rótulos além de edições limitadas. Nesse novo espaço, os visitantes podem provar vinhos de forma descomplicada, e também vivenciar a experiência de duas novas harmonizações.

A Taça & Prosa propõe a combinação de cinco tipos de espumantes consagrados internacionalmente. A Sommelière Renata Dutra é quem comanda a harmonização, que inclui o Garibaldi Viognier com queijo brie envolto em geleia de damasco. E também o Garibaldi VG Brut Rosé acompanhando presunto de Parma e melão. E ainda, o Acordes Extra Brut, com queijo pecorino toscano. Valor: 120 reais. Necessário agendamento prévio.
Já o Taça & Trufa é uma deliciosa harmonização entre cinco rótulos de espumantes e vinhos e trufas artesanais de chocolate. Uma degustação surpreendente realizada dentro de uma pipa de vinho, onde também fica um pequeno museu da vinícola. Valor: 80 reais adultos e 40 reais crianças até 15 anos, sem produtos alcoólicos.
SERVIÇO:
End: Av. Independência, 845 – Sala 02 – Centro, Garibaldi
Horário: segunda das 17h às 23h / quarta a sexta das 17h às 23h / sábado 15h às 23h / domingo 15h às 20h (fechado às terças)
Outras vinícolas que valem a visita:
AURORA
End: Rua Olavo Bilac, 500, Bento Gonçalves
Horário: segunda a sábado 8h15 às 16h45 / domingo 8h às 12h
BEBBER
End: Travessa Alfredo Chaves, Flores da Cunha
Horário: segunda a sábado 10h às 17h (fechada aos domingos)
MIOLO
End: RS-444, 21, Valendos Vinhedos, Bento Gonçalves
Horário: segunda a sábado 8h30 às 17h45 / domingo 10h às 16h45
TURISTANDO COM MONICA BARROS

Monica Barros é carioca de nascença mas se divide entre Rio-SP-Santos. Jornalista de formação e ex editora do site Le Touriste, está sempre garimpando lugares cheios de personalidade por onde passa. A collab com o Club Jardins busca levar o melhor dessas dicas e do Rio pro site, além da conexão com a fundadora do Club, uma carioca morando em terras paulistas.
Comentários estão fechados.