Do Caldo de Cana ao Vinho: Harmonizando as Feiras dos Jardins
As feiras livres dos Jardins, em São Paulo são repletas de cores, aromas e sabores, são como vinhedos urbanos. A da Rua Barão de Capanema as quintas e da Alameda Lorena aos Domingos, são como vinícolas, com a diferença que a bebida tradicional, é o caldo de cana, mas isso não quer dizer que as coisas não possam mudar.
Quem frequenta sabe que é mais que encontrar alimentos frescos; é um ritual. A feira da Lorena, atrai uma legião de apreciadores do famoso pastel. Seja de queijo, carne, ou de vento, o prazer de comer essa iguaria em meio ao burburinho é tão essencial quanto saborear um vinho numa tarde de primavera.
Então vamos harmonizar? Pensa num pastel de queijo combinado com um vinho laranja, com acidez e frescor perfeitos para equilibrar a untuosidade. Ou de marguerita, com suas notas herbáceas de manjericão, pareando com um vinho natural, refrescante, elevando o seu domingo a outro patamar.
Na Europa, especialmente na França, essas feiras são eventos culturais, onde pequenos produtores oferecem de tudo um pouco: queijos artesanais, embutidos, pães caseiros e vinhos. Por lá, sair de uma feira com uma baguete, um queijo de cabra e uma garrafa de vinho é comum. As feiras são encontros, onde se degusta a cultura local.
As nossas já são um exemplo de diversidade gastronômica. Não seria lindo ver essa tradição com vinhos? Quem sabe, em breve, fazer do passeio pelos Jardins, uma experiência ainda mais deliciosa e sofisticada. Afinal, a feira já é um evento, só falta mesmo o vinho para o brinde final.
Saúde!
Juan Alba, ator e apresentador, certificado em vinhos pelo WSET2, une sua paixão pelo mundo dos vinhos à sua sólida carreira artística, criando conteúdos digitais envolventes e informativos. Com uma abordagem autêntica e descontraída, Juan leva seu público em uma jornada sensorial, desmistificando o universo do vinho por meio de degustações, harmonizações e visitas à vinícolas. Seu carisma e conhecimento o tornam um influenciador ideal para marcas do setor, atraindo tanto iniciantes quanto entusiastas do vinho, interessados em cultura, sofisticação e estilo de vida.
Comentários estão fechados.