Cukier Arte Inaugura Novo Espaço Nos Jardins Com Exposição De Alejandro Lloret
Alejandro Lloret inaugura a individual “Exílio da Noite” no novo espaço Galeria Cukier Arte nos Jardins. Até o dia 17 de maio, o pintor, desenhista, gravurista e poeta cubano expõe um conjunto de 28 pinturas em grandes e pequenos formatos. As duas salas da galeria, do galerista e artista Diego Cukier, são ocupadas pelas obras. Exposição gratuita.
Com curadoria do também cubano Andrés Inocente Martín Hernández, o artista explora paisagens luxuriantes, com predomínio de variações de cores vegetais, potencializadas com a força da sua imaginação poética. A fauna também está presente em seus trabalhos. A natureza que pinta, como ele observa, não é a real, não corresponde exatamente a um catálogo botânico, apesar de similaridades com a que vemos nos biomas brasileiros. Há ainda nelas, referências mescladas às florestas cubanas: como os caules de palmeiras. Alejandro insere o espectador no amálgama de um re-plantar poético em diálogo com as ações das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – conjunto de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas) e ESG (sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança) alinhadas a economia verde, baseada na luta contra a desertificação e descarbonização, ampliando o comprometimento com a preservação.
Na série apresentada na Galeria Cukier Arte, há obras em que a perspectiva é voltada para nuvens que pairam e predominam na paisagem pelo tamanho. São matéricas, dominam o olhar e provocam sensação de transcendência no espectador. A totalidade dos trabalhos foi produzida desde 2023. A obra “Exílio da Noite”, vista na exposição, dá nome a individual.
Rua Padre João Manuel, 176 – Jardim Paulistano, São Paulo
De segunda a sexta, das 10h às 19 e sábado, das 11h às 15h.
Comentários estão fechados.