Como Cuidar Do Cabelo Durante O Verão

Convidamos o cabeleireiro Sergio G, hairstylist da Casa Conceito Maison e diretor técnico da Intercoiffure Brasil para dar dicas de como cuidar do cabelo durante o verão. Veja abaixo:

 

 

Cuidados na praia/piscina

Antes de ir para a piscina ou praia, aplique protetor solar nos fios, usar chapéu ou boné. Prenda os cabelos em forma de coque na hora de entrar na água. Depois de curtir a água doce ou salgada, não deixe de lavar os fios com água mineral ou água de coco natural (que tem lipídios em sua composição e cria uma película protetora), já que a água do mar e os produtos químicos da piscina alteram o PH do fio deixando-o ressecado. Depois, você pode aplicar um leave-in com proteção solar. Lave com shampoo e pode aplicar uma máscara de hidratação, daquelas com três minutos de pausa.

 

Como cuidar da cor?

O sol desbota a nuance, abre as cutículas e o pigmento que está lá dentro, colorido, sai. Isso acontece em cabelo colorido, mas o cabelo natural também pode ser impactado e ficar mais claro. Para fechar a cutícula do cabelo natural, pode ser realizada uma reconstrução. Nos coloridos, sugiro usar tonalizante e fazer um tratamento em salão para a cor durar mais.

 

Temos diversas tecnologias reconstrutivas pela indústria cosmética para reparar os danos causados pelos desgastes e fragilização da fibra capilar, e as indicações são especificadas para os diversos casos e necessidades, além dos tipos de cabelos (crespos, cachos, lisos, quimicamente tratados). Mas a nutrição é a forma mais eficaz de se conservar a saúde dos cabelos, evitando os desgastes. E deve ser combinada ao uso dos óleos essenciais ozonizados (alecrim, rícino, ojon) que potencializam a ação preventiva, principalmente na estação mais quente do ano, e podem durar até seis lavagens, necessitando repetir a dose para conservar a proteção. É importante ressaltar que a frequência desse tratamento no período de verão é a maneira mais efetiva de preservação dos fios. Sérgio K indica a nutrição Kérastase e óleos Arati ozônio.

 

 

Invistir ainda em produtos com proteção solar, desde o filtro solar capilar, um leave-in com essa proteção e até linha completa (shampoo, condicionador, máscara de nutrição/hidratação). “Oriento ainda prender os fios ou usar chapéu ao se expor no sol”, reforça o hairstylist.

 

Cabelo ficou verde?

Para evitar que o cabelo fique verde é só seguir as dicas acima, mas caso não tenha seguido as recomendações, Sergio G não recomenda que seja utilizado matizador em casa, pois escurece o tom do loiro e no retoque será necessária uma nova descoloração para se chegar ao loiro dos sonhos novamente. Além de que será fundamental matizar a cor para retirar esse tom esverdeado. Existem truques que podem ajudar a amenizar esse problema, caso não consiga ir no salão, cuidar com o seu cabeleireiro.

 

Aplique leite e deixe por 15 minutos. Caso ainda esteja muito verde, pode repetir o processo. Depois enxágue bem. Outra dica é aplicar suco de laranja natural (não pode ser de caixinha) nos fios. Dê um tempo de pausa de dez minutos e lave. A acidez da laranja pode ajudar a amenizar o problema. Mas nada de se expor ao sol quando estiver com o produto nos fios, ele pode danificá-los e ainda corre o risco de manchar a sua pele.

Compartilhe

Comentários estão fechados.