Chandon comemora 50 anos com edição especialíssima de um espumante
Por Stella Bigattus
Ela é a primeira propriedade vinícola no Brasil dedicada exclusivamente aos espumantes. Com uvas cultivadas nas Serras Gaúchas, a Chandon é um orgulho nacional. Faz parte da Maison LVMH, hoje o mais poderoso conglomerado de luxo do mundo, fundada em 1959 por Robert-Jean de Vogüé e dirigida atualmente por Bernard Arnault. Agora completa cinqüenta anos e revela um lote limitado e não menos desejado pois tem até de 10 anos de maturação: O Chandon Excellence Magnum – Safra 2012. São apenas 800 unidades, fruto da arte de combinar vinhos à base das uvas Pinot Noir e Chardonnay. As uvas são provenientes de Encruzilhada do Sul, com certificação em produção sustentável, que permitem contar a história da safra 2012, simbolizando a expertise na elaboração de espumantes de alta qualidade. “O resultado é esta cuvée singular, ricamente estruturada e de paladar untuoso e equilibrado”, conta Philippe Mével, enólogo chefe da vinícola.
Um primeiro Chandon Excellence foi lançado em 1998, em comemoração aos 25 anos da marca no Brasil, chegou a hora de experimentar! E, com isso, a marca elaborou lotes safrados, com assemblages especiais para cada safra, que foram deixados por muito tempo evoluindo no tanque e em garrafa. Philippe Mével afirmou: “Entregamos a criação ao Senhor Tempo”. A expertise de Mével conduziu a criação de espumantes que expressam o máximo do terroir brasileiro e do trabalho primoroso com as uvas, pois comprova que “o vinho se faz no vinhedo”.
O lote histórico é constituído por 55,7% de Pinot Noir e 44,3% de Chardonnay, E elaborado pelo “método Chandon”, no qual a segunda fermentação acontece da forma mais lenta possível, tendo como resultado a complexidade e a textura dos espumantes, originando esta cuvée ricamente estruturada e com longa persistência final. As garrafas de Chandon Excellence Magnum – Safra 2012 estão disponíveis no site https://www.chandon.com.br/chandon-excellence-magnum, com preço sugerido de R$ 625,00. Abrangendo quatro continentes, com vinhedos na Argentina, Califórnia, Brasil, Austrália, China e Índia, é considerado o maior empreendimento de espumantes do mundo, com uma rede colaborativa de dezesseis enólogos de sete nacionalidades diferentes.
Comentários estão fechados.