Casa Triângulo Recebe Exposição Da Escultora Juliana Cerqueira Leite

Até o dia 21 de dezembro, a Casa Triângulo recebe escultora brasileira radicada em Nova York, Juliana Cerqueira Leite. Intitulada Outras Simetrias, a mostra apresenta a arte para explorar o corpo humano, criando esculturas e desenhos que desafiam percepções tradicionais, integrando o corpo em novos contextos e questionando sua estabilidade. A artista promove a instabilidade através de recortes e justaposições, sugerindo novas presenças e espaços. Seus desenhos revelam aspectos latentes, emergindo do gesto artístico e da aparição.

Foto: Filipe Berndt

 

Juliana criou, a partir de seu corpo, dois moldes com atadura gessada e espelhados, refletindo a mesma pose. Ambos são cortados verticalmente ao meio, segundo o eixo sagital, onde o próprio corpo se espelha, e depois fundidos perpendicularmente. A artista se lança e relança em um trabalho que, para gerar corpos que criam outros espelhamentos, rompe lógicas preexistentes. Segundo Bianca Coutinho Dias, que assina texto crítico sobre a obra de Juliana, esse trabalho permite explorar várias conexões com outros artistas ou conceitos filosóficos que exploraram essa relação com o corpo.

Juliana Cerqueira Leite nasceu em 1981 e vive em Nova York. É conhecida por criar obras em grande escala onde explora a presença física do corpo humano, e respeitada por empurrar os limites da escultura. Formou no programa de pós-graduação em escultura da Slade School of Fine Art (UCL) em 2006, Londres, como a primeira ganhadora do Prêmio Kenneth Armitage de Escultura. Ela é representada em Madrid e Barcelona pela Prats Nogueras Blanchard; em Londres pela T.J. Boulting; em São Paulo pela Casa Triângulo e em Nova York pela PROXYCO. Tem obras em reputadas coleções públicas, entre as quais a Pinault Collection, em Paris, FR, a Saatchi Art Collection, em Londres, UK, e na Olivier Berggruen Collection, em Zurich, CH. Juliana já expôs seu trabalho em mostras coletivas em locais como o Sculpture Center (Nova York), o KW Institute (Berlim), o Pavilhão Antártico da Bienal de Veneza de 2017 (Itália), o Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE, São Paulo) e o Hordaland Kunstsenter para a Bergen Assembly de 2019 (Noruega).


Rua Estados Unidos, 1324 – Jardins, São Paulo

Horários: de terça a sexta das 10h às 19h e sábado das 10h às 17h

@casatriangulo

Compartilhe

Comentários estão fechados.