Casa No Interior É O Novo Refúgio Da Família 

Por Maria Cláudia A. Klein

Fotos: Vilhora

Para essa edição da nossa coluna, você terá o máximo de inspiração com esse projeto assinado pela Protea Arquitetura. 

Começar um projeto desde o início é um dos desafios mais apreciados pelos escritórios de Arquitetura. E o escritório Protea Arquitetura de Natália Pini e Samantha Nadalin acompanhou essa obra desde o início. O escritório cuidou da assessoria do projeto arquitetônico e foi responsável por todas as soluções de interiores desta casa lindíssima de 350 m2, localizada no interior de São Paulo.

A iluminação de pé direito duplo foi feita com muito cuidado e atenção com pontos isolados para que as salas tivessem cantinhos agradáveis e aconchegantes.
As arquitetas capricharam na decoração da cozinha, deixando o espaço bem confortável e funcional. A atmosfera ficou muito agradável.

Tudo foi pensado para proporcionar o máximo de qualidade de vida para a família de moradores, um jovem casal com três filhos: dois meninos (gêmeos) e uma filha adulta. “Realizamos a reforma completa do apartamento deles quando os gêmeos nasceram, E, agora, com o crescimento das crianças e a busca por um lugar que proporcionasse mais contato com a Natureza, projetamos a casa de descanso para a família. Por se tratar de um cliente antigo, temos um relacionamento muito fluido e sereno, além de muito respeito, carinho e amizade, o que facilitou todo o processo, desde as intervenções necessárias à escolha de materiais e mobiliário”, conta Natália.

No lavabo, elas optaram pelo uso de pedras exóticas e equiparam os banheiros da área íntima com toalheiros aquecidos, o que torna a hora do banho ainda mais confortável.

Já é sabido que uma boa iluminação pode transformar completamente um ambiente. Pensando nisso e nas necessidades de cada ambiente, o escritório reforçou as instalações de luzes em pontos estratégicos e preservando toda a estética do decor. E para intensificar a iluminação natural, persianas com motorização foram instaladas nas amplas janelas em toda a extensão do pé direito duplo, proporcionando conforto térmico nos dias mais quentes.

sala integrada com vista para toda área externa. Uma paleta neutra com pontos de cor em detalhes fundamentais no decor.

Os pedidos dos moradores foram simples e objetivos: ter espaços funcionais e muito aconchego para momentos de lazer e descanso quando necessário. Pensando nisso, as arquitetas optaram por materiais práticos, duráveis e de fácil manutenção. Além disso, de diferentes pontos da casa é possível admirar a paisagem externa e usufruir do clima de uma autêntica casa de campo, afinal, a área social se integra ao lazer externo e paisagismo. 

No cinema, o pórtico acolhe com a iluminação indireta e ainda esconde toda a infraestrutura de automação. A cortina telada e as persianas blackouts motorizadas garantem o escurinho sempre que desejado.

No projeto de interiores, as profissionais decidiram manter a atmosfera natural, apostando em formas orgânicas e tonalidades que reverberam a paisagem externa, como verde e nuances mais claras.  As apostas incluem ainda a escolha de pedras naturais e diferentes tipos de texturas. Com traço contemporâneo e espaços integrados, a arquitetura foi pensada para manter a família sempre reunida. 

Os quartos foram decorados respeitando os gostos e desejos de cada um dos moradores, com soluções únicas e personalizadas.

Por Maria Cláudia A. Klein

Jornalista especializada
Jornalista, casada, mãe de dois meninos e da Yorkshire Bellinha. Sou formada em Jornalismo, Rádio e TV e com pós-graduação em Marketing e Especialização em Mídias Sociais. Atuo como editora do portal de Notícias, colunistas especializada em Arq & Decor de revistas e sites, apresentadora do Podcast  Casa Vida Prática e de inúmeras webséries. mariaclaudia@revistavidapratica.com.

 

www.casavidapratica.com.br

@casavidapratica

Projeto: Protea Arquitetura
Natália Pini e Samantha Nadalin
www.proteaarquitetura.com.br
Instagram: 
@protea_arquitetura 

A entrevista completa está no www.youtube.com/@casavidapratica

Compartilhe

Comentários estão fechados.