Casa Museu Ema Klabin Inaugura Exposição “Rio de Janeiro, XIX – XXI”

A Casa Museu Ema Klabin realiza até o dia 11 de agosto a exposição Rio de Janeiro, XIX – XXI. A mostra, que é gratuita com sugestão de contribuição, faz parte da temática anual Novo Mundo: territórios e narrativas, apresenta 12 gravuras que compõem o álbum Souvenirs de Rio de Janeiro, produzido pelo suíço Johann Jacob Steinmann em 1836, junto à série Disse-me-disse, especialmente criada pelo artista PV Dias a partir das gravuras de Steinmann e de Johann Moritz Rugendas.

Com curadoria de Janaina Damaceno, Coordenadora do Grupo de Pesquisas Afrovisualidades: Estéticas e Políticas da Imagem Negra da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ), o artista PV Dias produziu uma série inédita a partir de 7 obras do álbum de Steinmann e de 3 gravuras de Rugendas nas quais inseriu figuras contemporâneas tanto nas paisagens quanto nas molduras, evidenciando as questões propostas por esta exposição. Suas obras estarão expostas lado a lado com as gravuras de Steinmann, bem como em outros ambientes da casa museu, dialogando com as obras Rio de Janeiro, de Tarsila do Amaral, Vista de Olinda e Igreja de São Cosme e Damião, de Frans Post e Retrato feminino, de Emiliano Di Cavalcanti.

A exposição Rio de Janeiro, XIX – XXI integra o projeto Casa Museu Ema Klabin Digital

2024, contemplado pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PROMAC, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e conta com o patrocínio da Marsh McLennan. A casa museu conta ainda com apoio da Klabin S. A.


Rua Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo
Fone.: (11) 3897-3232

@emaklabin

Compartilhe

Comentários estão fechados.