Avenida Paulista recebe exposição inédita e imersiva sobre Renoir

Mostra no Shopping Pátio Paulista, promete levar os visitantes para dentro da obra do ícone impressionista, sentindo a cada espaço a “beleza da vida”

Um dos ícones do impressionismo, Pierre-Auguste Renoir, conhecido como o “pintor da vida”, chega este mês à Avenida Paulista com uma exposição que combina arte e tecnologia, para transportar o visitante para dentro dos quadros do artista com a mostra “Renoir — a beleza da vida” que estreia em 13/08 no Shopping Pátio Paulista.

Dividida em oito seções temáticas, a exposição recria toda a atmosfera de vivacidade e alegria típica das obras de Renoir, apresentando os visitantes a elementos da vida cotidiana, tão presentes em sua obra e que são cada vez mais valorizados atualmente, como a vida social urbana, as festas com música, passeios ao ar livre ou estar junto à natureza.

No primeiro espaço, “Afeto e memórias”, o visitante se depara com as memórias afetivas do artista, em quadros que retratam cenas comuns de sua infância modesta, com seu pai alfaiate e sua mãe costureira, além de memórias de suas primeiras obras como artista.

A segunda sala aborda a “Beleza do cotidiano”, mostrando a capacidade de Renoir em extrair a beleza de cenas do dia a dia. Nesta sala, ao acender a luminária, o visitante se depara com uma animação em cadeia, onde todas as telas ganham vida, interagindo entre si.

O terceiro espaço, “Flânerie, o passeio”, leva o púbico a um passeio com Renoir, mostrando suas diferentes percepções para prazeres e delícias de estar sob o céu da França no século XIX. Nesta sala, os visitantes podem visitar dois espaços. Uma projeção retro iluminada com cenas ligadas a uma lagoa permite que o público tire fotos num barco cenográfico. No segundo espaço, o visitante encontra uma projeção sobre guarda-chuvas, que dá um toque especial e serve como tela para obras que retratam passeios em praças e avenidas. Conta, ainda, com dois pontos instagramáveis, incluindo um no qual o visitante pode gravar um vídeo estilo boomerang.

Na quarta área, “Descanso com as flores”, os visitantes podem apreciar flores que tanto inspiraram o artista e, ao mesmo tempo, tirar fotos em um espaço instagramável.

Em “A dança da vida”, a quinta sala da exposição, o visitante é convidado a dançar a beleza da vida. Uma projeção em tecido leve estampado com músicos e dançarinos compõem a atmosfera festiva. No sexto espaço, o visitante conhece mais sobre a obra mais famosa do artista, o Baile no Moulin de la Galette, com um vídeo que conta curiosidades e histórias desta criação.

A penúltima sala da exposição leva os visitantes para um mergulho com “As banhistas” retratadas por Renoir, enquanto o último espaço, “Sonoridade vermelha”, permite que o público sinta essa sonoridade — ao tocar um sino, disposto na sala, luzes vermelhas se acendem, mostrando toda a força do artista. Ao final da experiência, os visitantes podem, também, montar quadros do artista num quebra-cabeças interativo.

“Estamos muito felizes com a chegada dessa exposição. A tecnologia vai permitir que todos se sintam dentro das obras do pintor. Com essa mostra reforçamos nosso compromisso em oferecer atrações de qualidade ao nosso público. Estamos trabalhando para nos tornar um polo cultural na região central de São Paulo, oferecendo atrações exclusivas para todas as idades”, afirma Gabriel Lima, gerente de marketing do Shopping Pátio Paulista.


SERVIÇO

Renoir — A beleza da vida
Quando: de 13 de agosto a 1° de outubro
Local: Piso Jardins — Shopping Pátio Paulista
Horário de funcionamento: terça à sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 20h. (às segundas-feiras, a mostra estará fechada)

Valores entrada: R$ 50 (inteira) e R$ 25 meia

Horários de funcionamento do Shopping Pátio Paulista

Lojas: 10h às 22h — de segunda a sábado / 14h às 20h – aos domingos e feriados
Praça de alimentação e restaurantes: 10h às 22h (segunda a sábado) / 11h às 22h (aos domingos)
Endereço: Rua Treze de Maio, 1947 – Bela Vista — São Paulo — SP

Compartilhe

Comentários estão fechados.