Arquiteta Natália Salla Transforma Antigo Apartamento Em Espaço Moderno E Funcional
Fotos: Gisele Rampazzo
Em um dos endereços mais cobiçados de São Paulo, uma cobertura de 240m² com vista privilegiada para um parque foi completamente transformada pela arquiteta Natália Salla, que conseguiu unir modernidade, funcionalidade e um toque de sofisticação em um espaço anteriormente datado e desgastado pelo tempo. O projeto, que foi concebido para ser o lar da própria arquiteta e de seu marido, não só impressiona pelo design, mas também pela rapidez de execução: a reforma total foi concluída em apenas seis meses.
Transformação Total e Design Atemporal
Natália Salla, conhecida por sua habilidade em criar ambientes que equilibram estética e funcionalidade, encarou o desafio de revitalizar um apartamento de 50 anos, que nunca havia passado por uma reforma. A obra envolveu intervenções estruturais complexas, como reforços metálicos para suportar o peso de uma banheira e de um spa na varanda, além da impermeabilização da área externa, dificultada pelas constantes chuvas.
“Reformar um imóvel tão antigo em tão pouco tempo foi desafiador, mas conseguimos criar um espaço que não só reflete nossos sonhos, como também oferece o máximo de conforto e praticidade,” revela a arquiteta.
“O maior desafio enfrentado durante a realização deste projeto foi a completa reforma de um apartamento de 50 anos em um período recorde de seis meses. O projeto exigiu duas intervenções estruturais significativas: reforços metálicos para suportar o peso da banheira no banheiro principal e para o spa na varanda. Além disso, as chuvas representaram um desafio adicional, especialmente para a área externa da varanda, que precisava ser impermeabilizada”, revela Natália Salla.
O design brasileiro é o protagonista deste apartamento, que foi pensado para valorizar a cultura e a arte nacional. Cada peça do mobiliário foi escolhida com cuidado, buscando harmonizar forma, função e estilo. Entre os destaques, estão as poltronas do bar e as cadeiras da varanda da Prototyp&, que trazem um toque de modernidade e ousadia, a mesa de jantar e o sofá da Cremme, que foram premiados pelo seu design inovador e elegante, as cadeiras de jantar e as poltronas da área externa são da Fahrer, que combina conforto e qualidade, o aparador, o banco do hall de entrada e o banco do quarto são obras do renomado designer brasileiro Fernando Jaeger, que imprime sua identidade em cada criação. A mesa da varanda é da Traço Objetos, que se destaca por usar materiais sustentáveis e criar móveis com design contemporâneo. O apartamento é um convite para apreciar o talento e a criatividade dos designers brasileiros, em um espaço sofisticado, confortável e com personalidade.
Completam o estilo da decoração, obras de arte em acrílico e óleo, bem como esculturas de artistas brasileiros e de galerias de arte, entre as peças figuram esculturas de Inos Corradin, Sarro e Evandro Schiavoni. Para os quadros, nomes como Pedro Terra, Ornela Jacobsen, Rosa Feltrin, Rosa Maria, De melo, Osvaldo Ribeiro, Andre Lombardi, Gisele Ulisse, Sergio Amorim e Marilene Zanchett. Um dos destaques fica por um grafite de índio azul, feito pelo renomado Cranio.
Além, disso, todas as áreas do apartamento são totalmente automatizadas, incluindo cenários, cortinas, ar-condicionado, som, iluminação e fechaduras. Completa com aspiração central, a inclusão de um sistema de aspiração central é um detalhe pouco comum, mas altamente relevante para a saúde, limpeza e praticidade da casa.
A varanda da cobertura percorre todos os ambientes do apartamento, criando uma sensação de “casa”. Portas balcão conectam os quartos e a sala à varanda, permitindo que os moradores desfrutem do sol, do céu e da vista para o parque e até presença de passarinhos. O projeto ainda inclui uma academia, com um ambiente compacto, mas funcional que garante a praticidade para a prática de exercício.
O paisagismo do apartamento reflete a paixão dos moradores por cozinhar. A varanda é decorada com plantas frutíferas, como limão siciliano, morango, amora e jabuticaba, bem como uma variedade de temperos como sálvia, alecrim, tomilho, pimentas e hortelã. Lavanda foi plantada próxima ao quarto e à jacuzzi, proporcionando um aroma relaxante.
www.casavidapratica.com.br – Portal de Notícias
@casavidapratica – Redes Sociais e Canal no YouTube
Serviços:
Natalia Salla Arquitetura (@nataliasalla.arq)
Crédito das fotos: Gisele Rampazzo @giselerampazzo
Comentários estão fechados.