Alimentação No Auxílio Do Sono E Redução De Ansiedade
Estresse, insônia e ansiedade. Essas são uma das questões que eu mais tenho trabalhado com os meus pacientes nos últimos tempos. E é sobre isso que eu quero falar com você hoje!
Aquilo que a gente come afeta diretamente o nosso equilíbrio hormonal e consequentemente a nossa mente e estado de espírito. É fato que nem sempre iremos conseguir eliminar 100% essas questões das nossas vidas, mas com certeza podemos usar algumas estratégias nutricionais que irão auxiliar muito.
Isso porque alguns nutrientes e substâncias presentes nos alimentos tem a capacidade de atuar na modulação de alguns hormônios como o cortisol, dopamina, serotonina e até mesmo a melatonina (conhecida como o “hormônio do sono”).
Eu fiz uma listinha abaixo com alguns exemplos de alimentos estratégicos para você inserir no seu dia a dia. Mas antes de tudo, saiba que nenhum deles fará milagre se consumidos de forma isolada. A regra é: quanto mais comida de verdade você tiver no seu prato, mais qualidade de vida você terá. Em todos os aspectos!
O QUE inserir e POR QUE inserir?
1. Alimentos prebióticos: chicória, alcachofra, alho-poró, leguminosas (grão de bico, lentilha, feijões) – por atuarem diretamente na saúde intestinal, regulam o eixo intestino-cérebro.
2. Amêndoas, nozes e castanhas: fontes de ômega-3 (um potente anti-inflamatório com ação importante, uma vez que altos níveis de cortisol podem estar relacionados ao aumento da inflamação).
3. Camomila, valeriana, passiflora, melissa, mulungu: os chás dessas ervas possuem ações ansiolítica e sedativa leve, auxilia em distúrbios do sono relacionados ao estresse e ansiedade.
4. Cacau e chocolate no mínimo 70%: rico em flavonoides, compostos com poder antioxidante, que atuam na melhoria da saúde cerebral e desempenho cognitivo.
5. Banana e aveia: são fontes de triptofano e magnésio, nutriente que participa da produção de neurotransmissores que promovem relaxamento.
E não acaba por aí! Você também pode incluir um ritual diário que vai mudar a qualidade das suas noites de sono.
Veja como realizar a higiene do sono:
1. Estabeleça um horário regular para dormir e acordar (isso ajuda a regular o relógio biológico e treina seu corpo para um ciclo de sono consistente)
2. Considere jantar mais cedo (fazer grandes refeições próximo ao horário de dormir pode gerar uma “bagunça” hormonal, prejudicando o sono)
3. Desligue as luzes do seu quarto, mantendo o ambiente mais escuro (a melatonina é produzida na ausência de luz)
4. Quando deitar, não leve o seu celular para a cama. Dispositivos eletrônicos estimulam o nosso sistema nervoso, aumentando as chances de ter insônia.
5. Desenvolva uma rotina relaxante nesse momento, como praticar yoga, meditar ou ler um livro. Entre 1 a 2h antes consuma um dos chás calmantes.
Próximo passo: observe os seus hábitos e coloque em prática o que foi falado aqui! Vamos nessa?
NUTRIR POR INTEIRO POR CAROL ZAIDAN
Carol Zaidan, nutricionista de formação, expert em emagrecimento e especialista em vegetarianismo, tem uma missão na nutrição que vai além da contagem de calorias. Ajuda pessoas a se alimentarem com mais consciência e leveza, unindo os três pilares que acredita serem um só: corpo, mente e espírito.
A parceria com o Club Jardins é uma oportunidade de compartilhar com você, dicas e insights de escolhas alimentares que não apenas beneficiam o seu corpo, mas também a sua qualidade de vida e bem-estar como um todo.
Comentários estão fechados.