A Beleza Está Na Brasilidade Dos Revestimentos Cerâmicos
Fotos: Luiz Gomes

Desde a minha visita a edição deste ano da ExpoRevestir, fiquei imaginando todos os lançamentos da Lepri aplicados nos mais variados projetos. E com a CASACOR SP deu para ver como os talentosos profissionais usaram os produtos da marca em seus espaços.

Os revestimentos da Lepri foram destaque em seis ambientes e exemplificam bem as tendências do morar traduzidas pela mostra. Por serem produzidos com elementos naturais, como a argila, permitem a personalização dos espaços, ao mesmo tempo em que despertam os sentidos e resgatam o contato com a natureza (são sustentáveis).

“A arte foi a protagonista, acompanhada por muita poesia e objetos artesanais onde se percebe o valor das mãos em cada trançado. Quadros bordados com miçangas, rendas de memórias afetivas protegidas por vidros envoltos, muita cerâmica e materiais naturais para admirar, sentir e se conectar”, destaca Ruth Fingerhut, consultora de tendências e designer especializada no segmento de revestimentos cerâmicos.

Os revestimentos da Lepri foram destaque em seis ambientes e exemplificam bem as tendências do morar traduzidas pela mostra. Por serem produzidos com elementos naturais, como a argila, permitem a personalização dos espaços, ao mesmo tempo em que despertam os sentidos e resgatam o contato com a natureza (são sustentáveis). “Sua composição natural remete ao acolhimento e às memórias afetivas, por isso estão em perfeita sintonia com os projetos apresentados”, complementa Ludmila Lepri, diretora de marketing da Lepri.

Para Ruth Fingerhut outro destaque da CasaCor SP neste ano foi a composição das cores! “Lindas e elegantes, valorizaram nichos e combinações harmoniosas. Principalmente os azuis e verdes em composições elegantes e charmosas. Mas é claro que os tons Terracota foram muito valorizados, e já faz parte dos clássicos. Detalhes tão ricos que o olhar chega a ficar hipnotizado”, finaliza. Em todos os ambientes mostrou que dentro de cada estilo não pode faltar o aconchego que todos queremos para morar. Espaços onde cada visitante pode, sim, usar todas as ideias por serem reais e não um showroom ou uma vitrine. A argila natural foi muito utilizada em vários detalhes entrando também como protagonista.
Projetos em destaque:
O ambiente “Conexão Natural” foi projetado por Renata Guastelli como um jardim contemplativo, um refúgio para conectar os visitantes com a natureza, promovendo uma vivência imersiva no presente, alinhado ao tema da mostra. Valoriza a integração com a natureza por meio da seleção de plantas que criam um ambiente tropical diversificado, acolhedor e vibrante.
No Terreiro, criado pelo arquiteto Alexandre Salles (Estúdio Tarimba) com foco na ancestralidade afro-brasileira, o protagonismo ficou por conta da cor terracota, criando a noção do pisar no chão, da terra batida. “Usar lajotas e revestimentos que criem essa ligação com a terra e com o barro faz todo sentido”, completa Salles. Os pisos cerâmicos são da Lepri e referenciam os materiais e tonalidades usados nos quintais e terreiros.
Bárbara Dundes se conectou ao taoísmo para criar a CASA TAO, um ambiente que busca evidenciar e compreender o universo, a natureza e a constância dos seus ciclos de transformações. A coleção Invecchiatto Terracota, lançamento da Lepri em 2024, foi a escolha perfeita no processo de reconhecimento da força da ancestralidade e para integrar as tradições dos trabalhos artesanais às tecnologias contemporâneas que transformam, conjunta e profundamente, matérias-primas, integrando-se para alcançar a beleza efêmera do momento presente.
A Oficina Francisco Brennand, projetada pela arquiteta Renata Patelli, incorpora conceitos significativos, como o início da vida, a reprodução e a interconexão do homem com a natureza. E nada melhor do que a cerâmica natural e artesanal da Lepri, Invecchiatto Nero no formato 23 x 23 cm, para revestir o piso do espaço. Somente uma cerâmica natural como essa para tornar ainda mais confortável e sensorial o toque da pele (dos pés e mãos) e a troca de energia com a matéria prima (barro). Esta coleção proporciona a mesma sensação de andar descalço na terra.
Para a “Cozinha Torno”, o ponto de partida de Bruno Reis e Helena Kallas (Mandril Arquitetura) foi a experiência com modelagem de barro. A cerâmica sensorial da Lepri Terracota, no acabamento Invenchiatto Champagne, abraça a cozinha e proporciona muito aconchego. Reveste parte do piso, parede, forro e sanca, emoldurando a tapeçaria. A tonalidade quente da Terracota está em total sintonia com o desejo de acolhimento deste ambiente.
A Steel House, projetada pelo escritório carioca Sabugosa Arquitetura, faz do livro a essência de um verdadeiro refúgio. É um convite à contemplação através de ambientes integrados e minimalistas. Com paredes curvas e ângulos orgânicos, a arquitetura moderna se faz presente em todos os detalhes. A cerâmica sensorial da Lepri, Anticatto Olaria Atacama, utilizada para revestir as paredes da cozinha e do banheiro, proporciona o acolhimento de uma paleta suave e de um pequeno formato (5 x 10 cm), exclusivo da marca, que permite sua aplicação em diferentes espaços, mesmo os curvos, com muito charme e modernidade.
Comentários estão fechados.