7 Dicas Para Cuidar Dos Cabelos No Outono
Roseli Siqueira traz informações valiosas para você potencializar os cuidados e deixar as madeixas saudáveis e brilhantes
O outono marca uma transição entre as estações, com vento, ar seco e temperaturas mais amenas, e quem pode sofrer com essas mudanças é o cabelo, que podem ficar mais opacos, secos, quebrados e com frizz, pois passamos a usar mais água quente (quase fervendo) e as ferramentas de calor para uma boa finalização. Confira as dicas que separei para evitar que isso aconteça.
-
Evite a água quente
Além de desbotar a cor, ela tira o brilho, resseca e contribui para aumentar o frizz e as pontas duplas. Eu sei que nem sempre é possível tomar banho morno, então seja rápida no chuveiro, combinado?
2. Linha capilar antioxidante
Use shampoo e condicionador sem sulfato, dessa forma ajuda a preservar a saúde dos fios e do couro cabeludo, sem comprometer a integridade da fibra capilar. Os sulfatos são agentes de limpeza potentes, o problema é que ao mesmo tempo removem as impurezas e a proteção natural, levando ao ressecamento, frizz e até irritações, principalmente no couro cabeludo mais sensível.
3. Óleo de Baobá
Já ouviu falar nesse ativo? Ele é importante quando se fala em cuidado para os cabelos relacionados a limpeza e nutrição por ser restaurador e diminuir o frizz. Só para você ter uma ideia, o óleo de baobá tem cinco vezes mais potássio do que as bananas; três vezes mais cálcio do que o leite; seis vezes mais vitamina C do que as laranjas; e três vezes mais antioxidantes do que os mirtilos.
4. Pré-poo
Você pode usar um óleo 100% natural que tenha como base ativos nutritivos, como coco e sementes de girassol e de abóbora, e fazer o pré-poo, ou seja, umectar antes da lavagem. Funciona assim: você aplica uma quantidade generosa do óleo no comprimento e pontas, evitando a raiz, deixa por 20 minutos e lava com shampoo. Se você perceber que o cabelo ainda tem excesso de óleo, pode reaplicar o shampoo. Depois siga com a etapa do condicionador.
5. Finalização
Coloque algumas gotinhas de óleo 100% natural nas palmas das mãos e espalhe no comprimento e pontas. Além de criar uma película protetora, funciona como uma proteção térmica. Não exagere, pois os fios podem ficar engordurados.
6. Hidrate com máscara facial
Isso mesmo. Você pode intercalar o uso da sua máscara capilar com a facial. A ideia é investir naquela que tem textura cremosa, que é fácil de remover, como a de abóbora (retém água nos fios) e framboesa (forma um filme protetor). Basta espalhar no comprimento e pontas, deixar por 15 minutos e enxaguar. Evite aquelas máscaras faciais que grudam ou são difíceis de remover. E não aconselho a passar na raiz/couro cabeludo.
7. Dê atenção ao couro cabeludo
Invista em condicionadores que possam ser aplicados na raiz, com fórmulas hidratantes e antioxidantes, e que combatam a sensibilidade e/ou a oleosidade excessiva. Entre os ativos, sugiro as algas marrons, que contribuem para reter água nos fios, proporcionando resistência; o extrato de algas vermelhas, que também tem função de proteção; o óleo de baobá; e o abacate (que ajuda na regeneração).
Invista nessas dicas para ter o cabelo mais hidratado, brilhante e saudável nessa estação. E se quiser mais dicas sobre beleza natural, acesse https://www.instagram.com/roselissiqueira/
Roseli Siqueira, cosmetóloga e empresária, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Na Club Jardins compartilha dicas de cuidados com a pele, para mantê-la bonita e saudável – trazendo os mesmos conselhos que dá para suas clientes, inclusive algumas famosas, como as atrizes Zezé Polessa, Guilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Carolina Ferraz.
Comentários estão fechados.