6 Dicas Para Cuidar Do Couro Cabeludo 

Por Roseli Siqueira

Roseli Siqueira conta que o óleo natural pode ser aplicado na raiz, assim como máscaras faciais; entenda 

A saúde do seu cabelo começa no couro cabeludo, literalmente. Sujidades, oleosidade, resquícios de produtos e até mesmo ter o hábito de dormir com as madeixas molhadas, tudo isso pode trazer alguns problemas, como a dermatite seborreica e a – temida – queda.  

Por isso, separei algumas dicas. Coloque-as na sua rotina e sinta a diferença. 

1 – Óleo no couro cabeludo? 

Sim, principalmente aqueles 100% naturais, à base de coco, girassol e abóbora. Eles vão ajudar a nutrir a região e estimular o crescimento. Na hora de aplicar, não exagere na quantidade, e faça uma massagem para ajudar na circulação e na absorção: basta usar as pontas dos dedos em movimentos circulares. Dê uma pausa de 10 minutos e depois enxágue. 

2 – Máscara facial é uma opção

Mas não qualquer uma, pois algumas podem “grudar” ou serem difíceis de retirar, por isso, observar a textura é fundamental antes de comprar. Opte por aquelas que são mais “aquosas”, como a de abóbora (um antioxidante natural e alta capacidade de retenção de água); ou de argila vermelha e de framboesa (que tem ação detox e antioxidante, que ajudam a restaurar a barreira da pele). Aplique antes da lavagem, aguarde por 15 minutos e enxágue com água morna. 

3 – Evite a água fervendo

Ela estimula a produção de sebo e ainda remove toda a proteção natural do couro cabeludo. Aposte na água morna e, nos dias mais frios, pode usar a água mais quentinha, mas diminua o tempo no banho. 

4 – Use shampoo sem sulfato

O produto tem como principal função limpar, removendo o excesso de oleosidade e outras sujidades. Só que muitas fórmulas contam com sulfato, que acabam tirando a proteção natural. Por isso, invista em shampoos naturais, com ativos como o óleo de coco ou de baobá, que vão limpar sem danificar, nutrir e ainda equilibrar o pH do couro cabeludo.

5 – O condicionador na raiz, pode? 

Sua função é selar os fios para proteger das agressões externas. Alguns são específicos para o couro cabeludo e têm ativos como extrato de algas vermelhas (que tem um efeito protetor), algas marrons (fontes de aminoácidos e neutralizam poluentes metálicos transportados pelo ar), óleo de baobá, de girassol, e de abacate. Minha dica: sempre leia o rótulo antes de comprar para ter certeza de que o produto pode ser aplicado na raiz/couro cabeludo. 

6 – Não durma com os fios molhados 

E, por fim, seque os cabelos se você lavou a noite. O hábito de dormir com os cabelos molhados pode contribuir para a proliferação de fungos, estimulando a dermatite seborreica e a oleosidade. Outra dica é tentar lavar mais cedo, para que dê tempo de secá-los naturalmente. 


Roseli Siqueira, cosmetóloga e empresária, trabalha há mais de 40 anos com produtos e tratamentos naturais. Na Club Jardins compartilha dicas de cuidados com a pele, para mantê-la bonita e saudável – trazendo os mesmos conselhos que dá para suas clientes, inclusive algumas famosas, como as atrizes Zezé Polessa, Guilhermina Guinle, as cantoras Fafá de Belém e Luciana Mello, as modelos Raica e Izabel Goulart, e as apresentadoras Isabella Fiorentino e Carolina Ferraz. 

@roselissiqueira

Compartilhe

Comentários estão fechados.