5 Exposições Imperdíveis Em São Paulo Durante O Mês De Junho
Selecionamos 5 exposições imperdíveis nos arredores dos Jardins que estão em cartaz durante o mês de junho. Veja abaixo:
Monet, no MASP
O MASP apresenta até o dia 24 de agosto “A Ecologia de Monet”. Instalada no 1° andar do Edifício Lina Bo Bardi, a mostra explora o vínculo entre o artista impressionista Claude Monet (Paris, França, 1840—1926, Giverny, França) e o meio ambiente, integrando o programa curatorial do museu para 2025 dedicado ao ciclo de Histórias da Ecologia.
Com curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP, e Fernando Oliva, curador, MASP, com assistência de Isabela Loures, assistente curatorial, MASP, a exposição apresenta 32 obras do pintor, entre elas duas peças de propriedade do menu e outras de 19 instituições de cinco países. Entre os parceiros, estão o Musée d’Orsay, em Paris, o Art Institute, em Chicago, a National Gallery of Art, em Washington, entre outros museus no Canadá, nos Estados Unidos, na França, na Hungria e na Suíça.
Avenida Paulista, 1.510 – Bela Vista, São Paulo
Ingressos pelo site: www.bilheteria.masp.org.br
@masp
Renoir no MASP
Até o dia 3 de agosto, o MASP recebe a exposição ‘Cinco ensaios sobre o MASP – Renoir’. A mostra, no Edifício Pietro Maria Bardi, reúne todo o acervo do museu produzido pelo artista Pierre-Auguste Renoir.
Mostrando quase toda a trajetória do artista, a exposição conta com 12 pinturas e 1 escultura que não eram vistas juntas há 23 anos. Fazem parte da mostra quadro como Rosa e azul – As meninas Cahen d’Anvers (1881), que tem uma história emocionante por trás, e a famosa série das banhistas e Vênus vitoriosa (1916), uma escultura criada por Renoir enquanto enfrentava artrite severa, mas sem perder o toque genial.
Avenida Paulista, 1.510 – Bela Vista, São Paulo
Ingressos pelo site: www.bilheteria.masp.org.br
@masp
Andy Warhol, na FAAP
Até o dia 30 de junho acontece a exposição “Andy Warhol: Pop Art!” no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP), em São Paulo. A mostra, que reune mais de 600 obras do renomado artista, provenientes do The Andy Warhol Museum, evidenciará a diversidade do trabalho de Warhol por meio de pinturas, serigrafias, esculturas, fotografias, instalações e filmes experimentais.
Com curadoria assinada por Amber Morgan e Priscyla Gomes, a exposição vai mostrar que a arte de Warhol não se resume a serigrafias de Marilyn Monroe e latas de sopa Campbell. Entre retratos encomendados, filmes experimentais, manipulação de fotografias e projetos editoriais, o artista transitou por diferentes formatos e sempre testou o limiar entre original e cópia, arte e mercadoria.
Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, em São Paulo
Ingressos pelo site: https://awbr25.com.br/
Viva Volpi, no Farol Santander
Até o dia 27 de julho, o Farol Santander exibe ‘Viva Volpi – arte para brincar’. Com curadoria Karina Israel e Ceci Amorim, a mostra, que é uma imersão divertida e colorida no mundo do artista Alfredo Volpi, ocupa o 19º e 20º andar do prédio que se transformaram num grande parque artístico interativo. Unindo arte e tecnologia, a exposição apresenta de um jeito leve e lúdico para as crianças o universo geométrico do artista ítalo-brasileiro.
Os visitantes começam o trajeto com a introdução à história do artista, seguida pelo Labirinto de Fachadas, espaço dedicado aos elementos recorrentes em sua produção, como fachadas de casas, bandeirinhas e composições geométricas. Mestre Zen e os Barcos é o nome do ambiente que oferece atividades manuais, como a criação de origamis ou pinturas com pincéis gigantes, para que os visitantes sintam, toquem e criem dentro do universo do pintor.
Rua João Brícola, 24 (Edifício Altino Arantes) – Centro, São Paulo
Ingressos pelo site: farolsantander.com.br
Zanele Muholi, no IMS
O Instituto Moreira Sales recebe até o dia 22 de junho a exposição retrospectiva de Zanele Muholi, um dos nomes mais aclamados da fotografia contemporânea. Muholi, que se define como ativista visual, documenta a vida da comunidade negra LGBTQIAPN+ na África do Sul e no mundo desde o início dos anos 2000. A exposição reúne suas principais séries fotográficas, especialmente Faces and Phases (extenso mapeamento de pessoas lésbicas, bissexuais, não binárias e transmasculinas feito desde 2006, hoje com centenas de fotos), Somnyama Ngomyama (autorretratos que tratam de temas como racismo, trabalho, eurocentrismo e sexualidade), Brave Beauties e trabalhos inéditos produzidos no Brasil.
Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista, São Paulo
Entrada gratuita
Comentários estão fechados.