3 Novidades Nos Arredores Dos Jardins

Uma padaria artesanal carioca com primeira unidade em São Paulo e um restaurante com criações exclusivas e versões de pratos ícones no bairro de Pinheiros. E outro restaurante no Paraíso com a proposta de combinar a nostalgia de uma casa de vó com a criatividade de pratos contemporâneos são as novidades nos arredores dos Jardins que escolhemos dividir com vocês. Vejam abaixo.
Martoca (Pinheiros)
Nascida no Rio de Janeiro, a Padaria Artesanal Martoca inaugurou a sua primeira unidade paulista em Pinheiros em novo formado com loja e café. A Martoca se inspira nas padarias de bairro para criar um ambiente intimista que tem o artesanal como seu principal pilar. O projeto da loja que aposta na arte como prato principal é assinado pelo AIA Estúdio, de Alice Tepedino, em conjunto com Raphael Tepedino. As mesas têm tampos de cerâmica criados pela artista plástica Tatiana Chalhoub, e os bancos e arandelas foram desenvolvidos pelo artista plástico e designer Pedro Ávila.

No menu, a padeira Marta Carvalho reproduz seus carros-chefe, como o sourdough basicão, pão de azeite, brioche au levain, multigrãos, baguetes, brownies, bolos e cookies. Pão de queijo com blend especial de queijos artesanais de pequenos produtores do interior de São Paulo e as focaccias recheadas são outras delícias do cardápio além dos clássicos da viennoiserie, como croissants, pain au chocolat e folhados especialmente desenvolvidos para a nova etapa, que aposta também em lanches como o queijo quente com mix de queijos artesanais e o iogurte com granolas e geleias da casa.
Desenvolvida pelo Coffee Lab, a carta de cafés oferece o Cappuccino Martoca, feito com creme de confeiteiro e o chocolate quente preparado com ganache de chocolate. Os grãos são fornecidos com exclusividade pelo Café Por Elas, torrefação que trabalha com mais de 20 produtoras de diferentes regiões do Brasil. O feminino, aliás, se manifesta em todos os elementos da casa – não à toa, a equipe é quase toda de mulheres. No empório da casa, além de uma curadoria de produtos de marcas parceiras, a Martoca ganhou rótulos de vinho, café e kombucha com blends e sabores exclusivos. $$$
Rua Cônego Eugênio Leite, 953 – Pinheiros, São Paulo
Josefa No Paraíso (Paraíso)
Com a proposta de combinar a nostalgia de uma casa de vó com a criatividade de pratos contemporâneos, as chefs Bel Crozera e Tainá Maia inauguraram no coração do bairro Paraíso, um novo destino gastronômico, o Josefa no Paraíso, que promete não apenas alimentar, mas também encantar os clientes com uma experiência única. A história do restaurante remonta a uma trajetória de amizade e colaboração entre Bel e Tainá, cujos caminhos se cruzaram inicialmente no antigo bistrô francês Formidable, sob o comando do chef Pedro de Artagão. Após vivências profissionais diversas, incluindo passagens pelo Rio de Janeiro e Portugal, a dupla encontrou-se novamente em São Paulo com um objetivo comum: criar um espaço onde pudessem expressar livremente suas paixões culinárias.

A cozinha do Josefa é um reflexo da formação eclética das sócias. Enquanto Tainá tem uma sólida formação em gastronomia, com influências francesas e um amor pelas técnicas clássicas e emulsões, Bel, completa a dupla com suas quase duas décadas de experiência prática e sua habilidade de criar pratos que combinam o familiar com o inesperado. O cardápio em constante evolução, tem sugestões como Bolovo Mar e Terra, que mescla porco e camarão com uma gema cremosa e maionese de picles de cenoura, e o Abacate Crocante, um bolinho de guacamole servido com molho de castanha-de-caju, wassabi e uma salada de hortelã como sugestões de entrada. Nos pratos principais, o Ravióli de Cavaca, massa al dente envolta em um molho cremoso feito das cascas do crustáceo, polvilhado com farinha de rosca e limão ou Bochecha Suína Cozida em Baixa Temperatura acompanhada de gohan grelhado e uma salada de papaia verde com amendoim. Para sobremesa, os destaques são Pavê de chocolate e baunilha, Sanduíche de sorvete (sable de noz moscada, sorvete de mel, compota de maçã e chocolate branco) ou torta oreo vegana. A carta de drinques tem sugestões como o Basil Smash, combina cachaça, limão, açúcar e coentro, oferecendo um toque especial ao tradicional coquetel. $$
Rua Afonso de Freitas, 642 – Paraiso, São Paulo
AZvedo (Pinheiros)
Instalado na esquina das ruas Artur de Azevedo e Matues Grou, o café e restaurante AZvedo abre as portas no bairro dos Pinheiros com a proposta funcionar do almoço ao jantar sem intervalo e oferecer cardápio variado com criações exclusivas e versões de pratos ícones no bairro como o Filé Alpino servido diariamente desde 1950 no Caverna Bugre, da rua Teodoro Sampaio e o Crostini com queijo e aliche do Nello’s, cantina cinquentenária da pacata rua Simão Álvares.

Comandado por Lalo Zanini, o AZvedo, apresenta decoração minimalista e grandes portas e janelas que permitem a entrada da luz natural. Com capacidade para 40 pessoas, o espaço que é acolhedor e informal durante o dia, ganha uma iluminação mais baixa à noite para se tornar um convite a bons encontros.
O menu é composto por receitas que mudam de tempos em tempos e são inspiradas em ícones da região aparecem o Bolinho de bacalhau do Mário, numa menção ao tradicional bolinho do Bar do Mário, da rua Artur de Azevedo, e o Bacalhau a lagareiro, versão do prato preparado na Tasca do Zé e da Maria. Ambos dividem espaço no menu com criações exclusivas do chef Kleber Klock, caso do Tuna tataki com arroz de coco, feito com filé de atum selado com gergelim e chá verde, molho tarê, arroz de coco e legumes salteados. Na ala dos sanduíches, boa opção para um almoço tardio ou uma refeição rápida é a Fraldinha & Canastra, montado na baguette de carvão ativado e gergelim com fraldinha, queijo canastra, vinagrete e minirrúcula. Já a Salada AZvedo combina tangerina, abacate, brotos e molho especial do chefe. $$$
Rua Mateus Grou, 182 – Pinheiros, São Paulo
Comentários estão fechados.