3 Livros Que Ajudam A Entender Os Próprios Sentimentos

Promover o bem-estar emocional e a saúde mental desde a infância é essencial para formar adultos mais equilibrados e empáticos. Incentivar o autoconhecimento, o acolhimento das próprias emoções e a capacidade de se colocar no lugar do outro contribui para o desenvolvimento emocional das crianças e fortalece vínculos afetivos com pais, cuidadores e educadores.
A leitura de livros infantis com temáticas socioemocionais surge como uma ferramenta poderosa nesse processo. Além de abrir espaço para conversas sobre sentimentos, os livros ajudam as crianças a nomear emoções como tristeza, medo ou frustração e a compreender que pedir ajuda é um gesto de coragem, construindo uma base emocional sólida desde cedo.
“Quando ouvem ou leem histórias, as crianças entram em contato com diferentes realidades e situações, muitas vezes distantes do seu cotidiano. Isso não apenas desenvolve empatia e solidariedade, mas também permite que elas explorem seu próprio mundo emocional, aprendendo a conversar sobre sentimentos e a compreendê-los”, afirma Juliana Tomasello, do time editorial da Leiturinha.
Segundo a especialista, acompanhar a trajetória de personagens que enfrentam desafios emocionais ajuda os pequenos a entender melhor suas próprias emoções e como lidar com elas. Para incentivar essa prática, Tomasello indica três títulos Originais Leiturinha que auxiliam as crianças a explorar e compreender seus sentimentos de maneira lúdica e educativa.

 

Saúdem mental para crianças: 3 livros para entender os próprios sentimentos desde a infância 
Três livros Originais Leiturinha ajudam as crianças a explorar o próprio mundo emocional
Quando o assunto é criança, pensar sobre saúde mental e bem-estar emocional para um cidadão que está em fase de formação ganha uma dimensão especial. Para um adulto saudável no futuro,​ ​promover o autoconhecimento, o acolhimento das emoções e o desenvolvimento da empatia desde os primeiros anos de vida é fundamental. Neste contexto, a leitura de livros infantis com temáticas socioemocionais torna-se uma poderosa ferramenta para iniciar conversas, acolher dúvidas e fortalecer vínculos afetivos entre crianças e adultos.
Em busca de formar uma saúde mental mais robusta e com ferramentas à disposição para desafios do futuro, a abordagem preventiva é essenci​​al: ​​ensinar crianças a nomear e compreender o que sentem desde cedo é uma forma poderosa de protegê-las e fortalecê-las no futuro.
“Quando ouvem ou leem histórias, as crianças têm a chance de se deparar com diferentes realidades e situações distantes das que vivem no dia a dia. Isso serve como um forte fator para ajudá-las a trabalhar a empatia, a solidariedade e outros sentimentos voltados ao​    ​coletivo, mas também a entrar em contato com o próprio mundo emocional, exercitando desde cedo a capacidade de conversar e nomear sentimentos”, comenta Juliana Tomasello, do time editorial da Leiturinha.​    ​
Falar sobre sentimentos, ensinar que está tudo bem em sentir tristeza, frustração, medo,
e outros sentimentos comuns​,​ e mostrar que pedir ajuda é um ato de coragem são atitudes que formam uma base emocional sólida e ajudam a construir a autoestima de um adulto futuro. “Com isso, novos assuntos surgem, questionamentos são feitos, dúvidas são sanadas e uma referência passa a existir. Acompanhando a trajetória das personagens, as crianças entendem melhor as próprias emoções e como lidar com elas”, afirma a editora. Por isso, Tomasello indica três títulos de publicações Originais Leiturinha para que elas possam explorar seus próprios sentimentos:
 “Cadê o Babu?”
10 páginas | faixa etária sugerida: 1 a ​​3 anos​​
​​​Escritor e i​​​l​ustrador:  Thiago Amormino​    ​
Sinopse: Um livro interativo cheio de surpresas, com abas para descobrir as emoções do Babu e ​​recortes mágicos que transformam as páginas em uma floresta. Perfeito para explorar o mundo das emoções e da imaginação.​​​    ​
A floresta encantada e os seres mágicos convidam a criança a usar a imaginação​,​ e a narrativa simples ajuda a expandir o vocabulário emocional e a linguagem.

 

 

“Medos por todo lugar”
48 páginas | faixa etária sugerida: 7 a 10 anos
Sinopse: Outra cidade, outra casa, outra escola… Mudanças são sempre impactantes, mas aprender a lidar com o novo e se adaptar a novas rotinas faz parte da vida. A história ajuda a entender os sentimentos trazidos pelas mudanças, ensina que são processos naturais da vida e que é possível lidar com eles de maneira leve.
O livro encoraja as crianças a lidarem com os medos e a verem o lado bom das situações.
As ilustrações são dinâmicas e compõem muito bem a narrativa textual, trazendo os elementos conforme a imaginação da protagonista.

 

“Octávio”
40 páginas | faixa etária sugerida: de 5 a 10 anos
​​​Escritora:​​​​ Maria Amália Camargo​​
Ilustrador: Luciano Tasso
Sinopse: Com narrativas textual e visual muito divertidas e que estimulam o leitor a criar vínculo com os personagens, este livro trata de temas muito importantes para o desenvolvimento infantil. A história fala sobre superar os medos e lidar com as situações que causam frustração. É importante que a criança entenda que é normal ter esses sentimentos, mas que ela pode pedir ajuda para lidar com eles.
O livro conta com interatividades. Em determinado momento, Octávio some e o leitor é convidado a procurá-lo na cena. Mais ao final, há um espaço para que a criança desenhe ou escreva sobre seus próprios medos.
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