10 Motivos Para Conhecer Ametista Do Sul Em 2025
Quando se fala em Rio Grande do Sul, logo vem à mente as belas vinícolas de Bento Gonçalves ou a decoração natalina de Gramado. Mas existe uma cidade gaúcha totalmente diferente das outras, que virou uma grande atração turística e está em pleno crescimento: Ametista do Sul.
A cidade de Ametista do Sul fica ao norte do Estado, sendo a maior jazida do mundo da pedra ametista. Isso mesmo! É muito provável que aquele cristal que você tem em casa tenha vindo de lá. Mas o melhor é que, além de ser um paraíso para os apaixonados por cristais, a cidade se transformou numa grande atração turística.
Nesse texto você vai conhecer 10 motivos para visitar Ametista do Sul em 2025:
1) Visitar a única igreja do mundo totalmente revestida de ametista
Localizada na praça matriz de Ametista do Sul, a Igreja São Gabriel tem uma característica que a torna única: suas paredes são todas revestidas com 40 toneladas de pedras ametistas. Até a pia batismal e alguns ornamentos são feitos desse belo cristal de cor violeta. Isso faz dela não só uma igreja diferente de todas as outras, mas também belíssima. Ainda é possível subir de elevador a torre da igreja com 60m de altura, oferecendo vista panorâmica da cidade.
2) Saborear um fondue dentro de uma jazida de ametista
Em se tratando de Rio Grande do Sul, a gastronomia tem lugar de destaque. Em Ametista do Sul, nós estivemos em diversos restaurantes que ficam dentro das jazidas de ametista. Provar a sequência de fondues (queijo, carnes e chocolate) do restaurante subterrâneo Belvedere não podia faltar na nossa lista de atividades a fazer. Ambiente único, com mesas decoradas com os mais incríveis cristais, rodeadas pela adega com vinhos produzidos na própria cidade. Tudo isso torna a experiência ainda mais interessante. Imperdível!
3) Fazer um tour e degustação em uma vinícola dentro da jazida
Por falar em vinhos, a produção dessa bebida tão famosa no Sul também está presente em Ametista do Sul. Destaque para a Vinícola Ametista que tem um ótima estrutura para receber os turistas. Os belos vinhedos ficam em frente a jazida de ametista com 300m, onde é feito o tour pelas galerias subterrâneas e a degustação. As grutas são ótimas caves para guardar os rótulos que são envelhecidos ali. Gostamos principalmente do espumante branco Demi Sec da linha Ágata, mas a vinícola também produz vinho tinto, branco, rosé, Mistela (uma espécie de grapa, bem licorosa) e suco de uva. Um dos momentos especiais dessa atração é a opção do brinde com piquenique ao pôr do sol nos gramados da vinícola.
4) Mergulhar em piscinas aquecidas dentro de uma gruta
Ainda mais surpreendente do que os restaurantes subterrâneos são as piscinas construídas dentro das jazidas. Também ficam no complexo de minas Belvedere, que oferece duas piscinas subterrâneas aquecidas a 30° C, ao lado de um bar onde as pessoas ficam petiscando.
5) Se deliciar com chocolates a 60 metros abaixo do solo
Chocolates também não podem faltar quando se fala em Sul do Brasil. Dentre as atrações das jazidas, uma boutique de chocolates finos faz a festa dos chocólatras. A Geodo Cacau fica em outro complexo, o Ametista Parque Museu, e conta com chocolateria e uma cafeteria super charmosa. A variedade de trufas e chocolates é grande, difícil escolher… Logo ao lado fica outra atração gastronômica, a primeira loja de queijo subterrânea do Brasil chamada Platter Formaggi. Também vale almoçar no restaurante subterrâneo do complexo, o Garimpo, um dos melhores da cidade, que ainda conta com um bar com coquetéis autorais como o Fluorita e o Cristal.
6) Visitar uma jazida de Ametista em funcionamento e aprender tudo sobre a extração dos cristais
Tanto no complexo Belvedere quanto no Ametista Parque Museu é possível fazer uma visita guiada às jazidas preservadas, onde os próprios mineiros explicam todo o difícil processo de garimpo das pedras. É muito interessante aprender como tudo funciona, ver de perto os gigantescos geodos (o interior das rochas onde são encontrados os cristais) e conhecer a história dos mineradores que muitas vezes demoram meses até localizar um geodo cravado de ametistas.
7) Tomar umas cervas numa micro cervejaria subterrânea
Também é imperdível visitar a primeira micro cervejaria subterrânea do mundo que fica localizada no Ametista Parque Museu. A premiada Mina Beer foi eleita a terceira melhor cerveja artesanal do Rio Grande do Sul. Além da qualidade da variedade dos rótulos, o bar subterrâneo tem um clima super gostoso e animado, com mesas espalhadas pela gruta e o bar da fábrica.
8) Apreciar o tradicional churrasco gaúcho numa churrascaria subterrânea
Falar em Rio Grande do Sul é praticamente sinônimo de um bom churrasco gaúcho. Por isso, em Ametista também não poderia faltar uma churrascaria, só que nesse caso, dentro de uma mina! Ela está localizada dentro do complexo Belvedere e é importante fazer reserva de mesa previamente, já que o restaurante costuma lotar.
9) Meditar na pirâmide esotérica
Um lugar como esse sem dúvida emana uma energia diferente, afinal, a cidade toda fica literalmente em cima de inúmeras jazidas de cristais. Na praça matriz, o visitante encontra a grande pirâmide esotérica, toda feita de vidro com sua base revestida de ametistas. O local é um convite à meditação e reflexão. No pôr do sol, ele fica ainda mais enigmático com os raios solares refletindo no seu interior.
10) Tocar num meteorito de verdade com mais de 130kg
Por fim, os museus de mineralogia de Ametista do Sul também são imperdíveis. Ali aprendemos sobre toda a formação geológica da região, a história da mineração na cidade e vemos diversos minerais raros e cristais impressionantes nas mais variadas formas, cores e tamanhos, com geodos com cerca de 2,5 toneladas. E temos a oportunidade única de tocar num meteorito de verdade, que caiu na cidade de Arvorezinha (RS) em 2008 e hoje está em exposição no Museu de Mineralogia do Ametista Parque Museu.
TURISTANDO COM MONICA BARROS
Monica Barros é carioca de nascença mas se divide entre Rio-SP-Santos. Jornalista de formação e ex editora do site Le Touriste, está sempre garimpando lugares cheios de personalidade por onde passa. A collab com o Club Jardins busca levar o melhor dessas dicas e do Rio pro site, além da conexão com a fundadora do Club, uma carioca morando em terras paulistas.
Comentários estão fechados.